Aplicativo coloca os serviços públicos de saúde a um clique do paulistano

App e-saúdeSP, da Prefeitura de São Paulo, facilita acesso e registro das informações de saúde do cidadão

São Paulo ganhou um aliado tecnológico para ajudar todos a manter a saúde em dia. Trata-se do aplicativo e-saúdeSP, que permite, de forma rápida e segura, o acesso de paulistanos a seus dados de saúde, além do Cartão do SUS Virtual e da caderneta de vacinação atualizada. É possível ainda buscar pontos mais próximos de atendimento, acompanhar datas da vacinação contra a Covid-19 e como estão as filas nos pontos de imunização e realizar teletriagem e teleconsultas, entre outros serviços.

Criado pela Prefeitura de São Paulo, o aplicativo integra e disponibiliza todas as informações envolvidas no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal, como, por exemplo, histórico de passagens pelos equipamentos municipais de saúde, laudos de exames laboratoriais e de imagem, receitas e consultas realizadas.

Ao se cadastrar, o aplicativo já carrega os dados disponíveis no sistema, como o Cartão SUS Virtual e a caderneta de vacinação atualizada.

Na função Vacina Sampa, além de acessar informações úteis sobre a Covid-19, o usuário pode monitorar o calendário de vacinação, indicando o seu grupo etário e demais critérios definidos para cada data. Permite também consultar endereços e mapas dos pontos de vacinação, incluindo os fixos, drive-thrus e mega drive-thrus, e saber quais estão abertos aos sábados e feriados.

No item De Olho na Fila, que faz parte do módulo Vacina Sampa, o usuário pode consultar, em tempo real, por região e bairro, como está a situação da fila e do atendimento (se aberto ou fechado) do local específico que escolher. São, ao todo, mais de 600 pontos de vacinação na cidade.

Na função @Covid, em caso de sintomas, é possível fazer uma triagem para atendimento. O usuário aponta seus sintomas por meio de um pequeno questionário. As respostas são analisadas por médicos e enfermeiros, e o cidadão recebe de volta mensagem sobre a sua situação de saúde e as recomendações.

Além de possibilitar melhor orientação para cada caso, isso evita idas desnecessárias a hospitais e postos de saúde e aglomerações. Se indicado, é possível realizar uma teleconsulta com profissional recomendado.

Tela do aplicativo e-saudeSP, com os serviços à disposição dos moradores de São Paulo
Tela do aplicativo e-saudeSP, com os serviços à disposição dos moradores de São Paulo - Reprodução
Tela com os serviços sobre a vacinação contra a Covid-19 - Reprodução

TELETRIAGEM E TELECONSULTA

Pelo aplicativo já é possível fazer Teletriagem e Teleconsulta. A Teletriagem é um primeiro atendimento por Telemedicina para avaliar o risco e a situação de saúde do paciente antes do atendimento presencial. Permite que um maior número de pessoas seja atendido em menor tempo e a verificação da necessidade de exames complementares e de prescrição de tratamentos no momento da consulta.

A Teleconsulta é um atendimento a distância por um profissional de saúde, integrado com a Unidade de Saúde. Na ocasião, o médico poderá emitir receitas e atestados médicos, por meio eletrônico, sem que o cidadão precise se deslocar.

Na função Minha Saúde do aplicativo, o cidadão pode fazer a gestão do autocuidado. Ele registra os medicamentos de uso contínuo, cadastra doenças crônicas e monitora o controle da pressão arterial e da glicemia, além de informações úteis como o alerta de alergias.

USO E APROVAÇÃO

O aplicativo é parte do programa Avança Saúde SP, que tem a implantação da telemedicina, do prontuário eletrônico e a integração de dados clínicos como pilares. Prevê também a reestruturação e requalificação das redes assistenciais da cidade de São Paulo para ampliar a oferta, melhorar as condições de acesso e aprimorar a qualidade de serviços de competência do SUS para a população do município.

O app foi baixado por mais de 402 mil pessoas e já alcançou quase 2,1 milhões de acessos (média de cerca de 100 mil acessos por dia em julho). E recebeu grande aprovação: nas lojas de aplicativos, foi eleito o número 1 da lista de principais apps gratuitos na categoria medicina.

COMO USAR

Para baixar o aplicativo, basta fazer o download na loja do Google Play, Apple Store ou acessar o site prefeitura.sp.gov.br/esaudesp

Para utilizar, basta fazer o cadastro informando dados pessoais, como CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail, número de celular e criar uma senha. Após concluir, é possível acessar todos os serviços.

Há um canal de atendimento clicando na opção Suporte e Dúvida ou pelo e-mail

e-saudeSP@prefeitura.sp.gov.br

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo