Tecnologia que ajuda a crescer

Há 10 anos, dois jovens veterinários tinham o sonho de abrir a própria clínica. Montaram então um centro de diagnóstico veterinário em Vila Velha, no Espírito Santo. Com equipamentos modernos e eficiência técnica, a clínica cresceu rápido, mas sem muito planejamento. Foi aí que começaram os problemas. "Quando você é pequeno, vai levando, mesmo com poucos controles. Ao crescer, as coisas mudam e nós entramos em colapso", afirma Vicente Colombi, fundador do CDVet Centro de Diagnóstico Veterinário.

Com o aumento no número de clientes e exames, Colombi e o sócio passaram a trabalhar muito mais e a entregar menos aos clientes, que começaram a reclamar da demora no atendimento e emissão dos laudos. Na gestão, as planilhas com os dados financeiros não permitiam saber para onde estava indo o dinheiro. "Depois de muito estresse, resolvemos pedir ajuda", diz Colombi.

Uma empresa de contabilidade consultiva foi então contratada para colocar ordem na parte financeira e ajudar na gestão. As planilhas foram trocadas por um software de gestão financeira, que permitiu organizar as contas e identificar os ralos por onde escoava o dinheiro. "Conseguimos enxergar a situação real, tapar os buracos, e o dinheiro começou a sobrar. Daí em diante, ficou mais fácil tomar decisões e planejar o crescimento", afirma Colombi.

QuickBooks/Divulgação
Pedro Nery, contador do Vicente

A ajuda que os empreendedores precisavam veio da empresa Marco Contabilidade Consultiva, pioneira no Espírito Santo em consultoria contábil. "O trabalho começou com uma análise das finanças, para organizar as entradas, saber quanto a clínica gastava na operação e como resolver o descontrole financeiro", diz Pedro Nery, sócio da Marco. Depois a gestão financeira da clínica passou a ser feita pela consultoria, de forma terceirizada. "O processo incluiu reuniões periódicas com os sócios para analisar as finanças e entender a língua dos números", diz Nery.

Com a reorganização financeira, Colombi e o sócio recuperaram o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, investiram em equipamentos de ponta e começaram a planejar o crescimento. Hoje são três as unidades do CDVet, que realizam cerca de 1.500 exames por mês.

Com a experiência que adquiriu na gestão do CDVet, Colombi tornou-se consultor de negócios na área de radiologia veterinária e montou um curso online para ajudar outros profissionais a empreender.

QuickBooks e Fábio Porchat apresentam: Histórias de Contador

Espaço Pago
Espaço pago