Do caos financeiro à exportação

Quando pensou em abrir um negócio de lingeries, em 2017, a publicitária Ismariane Tafarello Zanetti sabia exatamente qual seria o conceito da marca. Com a MoveOn Intimates, ela queria incentivar a autoestima e a sensualidade das mulheres e ainda estimular o empreendedorismo, com um modelo de vendas por meio de consultoras independentes. Mas logo Ismá, como é conhecida, percebeu que gerenciar um negócio desse tipo não é simples. "Nunca tive perfil financeiro e negligenciei essa parte, por não entender os números", afirma. "Com o tempo, enxerguei que precisava dar um passo atrás e aprender. Só assim a empresa daria certo."

Ao mapear os muitos processos da cadeia de seu negócio, que vão da produção terceirizada das cerca de 500 peças ao mês às vendas online, passando pela operação das consultoras, Ismá percebeu que precisava modernizar o gerenciamento das finanças. Trocou então a confusão das planilhas por um sistema online de gestão financeira. "Os aplicativos financeiros automatizam os processos e trazem agilidade na informação", afirma.

QuickBooks/Divulgação
Silvana Bonin, contadora da Ismariane

Para ajudar com as análises financeiras e com o dia a dia da contabilidade, a empreendedora conta com a parceria da contadora Silvana Bonin. "Depois que começou a entender a parte financeira de forma mais clara, Ismá se organizou e viu que a empresa pode ser rentável", diz Silvana.

Com as finanças organizadas, o próximo passo de Ismá é conquistar o mercado externo. Ela participou, no ano passado, de uma missão aos EUA para entender o mercado e aprender como comercializar sua lingerie no país. "Estou agora conversando sobre parcerias no Uruguai e no Reino Unido", diz Ismá. "Ainda é tudo muito pequeno, mas agora, que consigo fazer a gestão financeira da empresa, sei avaliar quando um negócio é bom. Entender os números é vital para a tomada de decisão".

QuickBooks e Fábio Porchat apresentam: Histórias de Contador

Espaço Pago
Espaço pago