Contas em dia e novos negócios

Desde que criou sua empresa de serviços de impressão, em 2002, Silvio Lobato controlou de perto a área financeira. Localizada em Vitória (ES), a BPD Impressão de Dados foi crescendo aos poucos e, até 2015, tinha o que Lobato chama de "um contador café com leite", que cuidava basicamente dos impostos. "O contador só reagia quando provocado e um dia vimos que a empresa poderia pagar menos impostos se mudasse sua classificação", afirma.

Depois de uma análise do contador, o bureau de impressão passou para uma tabela cujos impostos eram bem menores. "Três anos depois veio a bomba", conta Lobato. "Descobrimos que aquela tabela só poderia ser usada por empresas que imprimem livros, e nossa dívida com a receita estava em mais de R$ 200 mil."

Era o estímulo que Lobato e os dois sócios da BPD precisavam para buscar um novo serviço de contabilidade. "O primeiro passo da consultoria foi fazer um diagnóstico. Depois um sistema de gestão financeira foi implantado, o que tornou a tomada de decisão muito mais ágil", diz Lobato.

QuickBooks/Divulgação
Camila Rabbi, contadora do Silvio

Foi a equipe da consultoria Marco Contabilidade Consultiva que apresentou a Lobato a tecnologia que permitiu modernizar a gestão financeira e ganhar agilidade. "O benefício principal desse tipo de reorganização financeira e automação dos processos é ajudar o cliente a ter mais tempo para olhar o negócio e crescer", diz Camila Rodrigues Rabbi, contadora associada da Marco que atende a BPD. "Além disso, ele ganha tranquilidade e mais qualidade de vida", afirma Camila.

Hoje com 14 funcionários, a BPD presta vários serviços de impressão personalizada, como boletos bancários, malas diretas, produção de cartões e crachás. Todos os sistemas da operação estão interligados, incluindo o financeiro, o que permite a Lobato ter mais tempo para a vida pessoal e os novos negócios. "Em 2019 fiz uma formação em coaching que me deu clareza da necessidade de ter mais tempo livre e hoje trabalho em uma ferramenta digital que vai permitir à empresa entrar em um novo segmento", afirma Lobato, que é formado em Ciências da Computação.

QuickBooks e Fábio Porchat apresentam: Histórias de Contador

Espaço Pago
Espaço pago