Boa gestão das finanças é chave para crescimento das PMEs

Assumir o controle da vida financeira da empresa é um passo importante para o empreendedor que quer desenvolver seu negócio e crescer. A boa notícia é que não faltam tecnologias para isso. Os sistemas de gestão financeira permitem às micro e pequenas empresas ter um controle cada vez melhor de suas finanças. Mas, além da tecnologia, para que um empreendedor tenha sucesso é preciso uma combinação de fatores que inclui o relacionamento constante e bem próximo com seu contador, profissional que começa a ganhar um novo papel nas empresas.

Se antes o contador era focado exclusivamente em manter a empresa em conformidade com as exigências legais, hoje ele começa também a desempenhar o papel de consultor, para auxiliar os empreendedores a melhorarem a gestão do negócio. "Ter apenas a tecnologia, sem saber interpretar o que aquela informação significa, é como fazer um exame e não precisar de um médico para ler o resultado. O contador pode e deve ajudar seus clientes com insights que os estimulem a crescer", afirma Lars Leber, country manager no Brasil da fintech americana Intuit QuickBooks.

Desenvolvedora de sistemas de gestão financeira com sede no Vale do Silício, a Intuit atua para simplificar e impulsionar os negócios de micro e pequenas empresas e de profissionais autônomos. Seu sistema QuickBooks, usado por mais de 7 milhões de empresas no mundo, permite aos empreendedores terem um controle maior das finanças, ao mesmo tempo em que os integra diretamente na contabilidade.

O sistema gera vários relatórios, faz controle de fluxo de caixa, entradas e saídas e permite uma visão real da saúde financeira da empresa. Para os contadores, elimina sua principal dor de cabeça: a cobrança das transações financeiras dos clientes todos os meses. "Ao acompanhar as movimentações pelo sistema, as empresas de contabilidade ganham tempo para investir no relacionamento com os clientes e no seu próprio crescimento", afirma Leber.

É o que busca o empresário contábil e consultor Pedro Nery, sócio da Marco Contabilidade Consultiva, do Espírito Santo. "A transformação do contador tradicional para o consultivo passa por tecnologia. As empresas contábeis precisam se transformar digitalmente para reduzir custos, gastar menos tempo com os processos e ter ferramentas para ajudar os clientes não apenas na conformidade, mas na gestão do negócio, na definição das estratégias e no crescimento", afirma Nery.

Para desempenhar esse novo papel, as empresas de contabilidade podem contar, por exemplo, com os sistemas de gestão em nuvem, que permitem a integração, em tempo real, com o financeiro de seus clientes. É o que fazem os sistemas da Intuit. "Há 35 anos, a Intuit tem ajudado mais de 1 milhão de contadores ao redor do mundo a se tornarem mais consultivos e agora queremos promover essa mesma transformação no Brasil", afirma Lars Leber. Os contadores e empreendedores só têm a ganhar com isso.

Espaço Pago
Espaço pago