Rio Montreux Jazz Festival, que começa na sexta, terá Macy Gray e show especial de Milton Nascimento

Desde que nasceu em New Orleans, no final do século 19, o jazz é um gênero musical que sempre buscou a inovação e a originalidade. Para isso, está sempre se renovando e renascendo -nesse sentido, a história do jazz é uma história de reinvenção: swing, bebop, free jazz, hard bop e cool jazz são alguns dos estilos que mostram como ele vem se desenvolvendo ao longo dos anos.

O jazz vem ultrapassando fronteiras, buscando influências em fontes como o r&b, a eletrônica, o soul, o rock, o funk, o erudito, o hip hop, o afrobeat e tantos outros. Todas essas características estão bem nítidas na escalação dos artistas que vão se apresentar no Rio Montreux Jazz. O evento, totalmente gratuito e com transmissão online, terá palcos no Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Nova York e Los Angeles, será realizado entre os dias 23 e 25 de outubro.

O primeiro dia do Rio Montreux Jazz Festival terá como atração principal a norte-americana Macy Gray, cantora que tem como principal influência uma das mais potentes vozes do jazz: Billie Holiday.

Com mais de 20 anos de carreira, Gray transita com fluidez entre o soul, o funk e o r&b. Ela sabe o que é ser uma estrela desde o disco de estreia, "On How Life Is", lançado em 1999. Puxado pelos hits "I Try", "Still" e "Do Something", o álbum vendeu mais de 7 milhões de cópias no mundo todo.

Em 18 de setembro de 2001 (portanto uma semana depois do 11 de Setembro), Gray lançou o segundo disco, "The Id", que trazia entre ótimas e surpreendentes faixas, como "Sweet Baby", que tem a participação de Erykah Badu, e "My Nutmeg Phantasy". com Angie Stone e Mos Def.

Gray construiu uma carreira sólida e respeitada, cujo mais recente fruto é o álbum "Ruby", de 2018, lançado pela Mack Avenue Records, gravadora que já foi casa de nomes como Stanley Jordan e Terry Gibbs.

Outras grandes atrações da noite são João Donato, que fará um show totalmente instrumental tendo como base a interseção do jazz com a bossa nova e a salsa, e o encontro entre Marcos Valle e Roberto Menescal. Além deles, se apresentam a big band Jazzmin's, uma homenagem a Luiz Gonzaga com Pipoquinha, Mestrinho e Marcos Suzano, Luísa Mitre e a banda A Cor do Som.

O sábado do Rio Montreux Jazz Festival será liderado por Christian Scott aTunde Adjuah, um dos talentos mais festejados do jazz contemporâneo. É um trompetista que não tem receio de levar o jazz para perto de ritmos como o hip hop e o rock, por meio de improvisos enérgicos e de acordes que vão além do convencional

Chamou a atenção já com o primeiro disco, "Rewind That", de 2006, que colheu elogios pela capacidade de conectar o jazz a outros estilos.

Outros nomes do sábado são o maestro Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, as parcerias entre Stanley Jordan & Diego Figueiredo e Hamilton de Holanda & Amaro Freitas, a união de Bianca Gismonti, Claudia Castelo Branco e Lan Lanh, a banda Som Imaginário (com Wagner Tiso, Robertinho Silva, Nivaldo Ornelas, Victor Biglione e Luís Alves) e a Camerata Jovem do Rio de Janeiro.

O terceiro e último dia do Rio Montreux Jazz Festival será coroado por Milton Nascimento em uma apresentação bem especial: o cantor fará o show em um palco montado em sua casa, em Juiz de Fora (MG), e será acompanhado por Samuel Rosa, Maria Gadú e pelo coral gospel Sing Harlem.

Além de cantar músicas de Milton Nascimento, o Sing Harlem vai fazer versões de faixas de outros artistas -o grupo já se apresentou com nomes como Diana Ross, U2 e Elton John, entre muitos outros.

Antes de Milton, o domingo terá shows de Yamandu Costa e Toquinho (a dupla vai tocar junta pela primeira vez), Anat Cohen and Friends, Sérgio Dias Jazz Mania, Rio Jazz Orchestra, Jonathan Ferr e Jacques Morelenbaum. O encerramento ficará a cargo da Funk Orquestra.

Já é possível se inscrever no canal do YouTube do evento para poder assistir a todas as apresentações.

O Rio Montreux Jazz Festival 2020 é apresentado pelo Ministério do Turismo e pela Mastercard, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apresentação da Mastercard, patrocínio do Fairmont Rio de Janeiro e realização Dream Factory, MZA Music, SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO e Pátria Amada Brasil Governo Federal.

Espaço Pago
Espaço pago