Com Macy Gray, assista à primeira noite do Rio Montreux Jazz Festival

Chegou a hora. Esta sexta-feira marca o início do Rio Montreux Jazz Festival. Totalmente gratuito, o evento tem palcos em cidades como Rio de Janeiro, Los Angeles e Nova York. E pode ser assistido online, aqui nesta página ou pelo canal especial no YouTube.

Confira os horários dos shows.

Este primeiro dia do Rio Montreux Jazz Festival mostra como é o espírito do evento: eclético, ousado, com uma proposta de aproximar o jazz de diversos gêneros musicais.

A grande atração da noite de abertura é a norte-americana Macy Gray. Aos 53 anos, ela é dona de uma voz marcante -não à toa, uma de suas principais influências é a inesquecível Billie Holiday.

Com mais de 20 anos de carreira, Gray passeia pelo r&b, pela soul music e pelo new jazz desde que lançou o disco de estreia, "On How Life Is", em 1999. O álbum foi um sucesso, com faixas como "I Try", "Still" e "Do Something".

Gray depois lançaria diversos discos, como "The Id", que trazia, por exemplo, "Sweet Baby", que tem a participação de Erykah Badu, e "My Nutmeg Phantasy", com Angie Stone e Mos Def.

O mais recente álbum é "Ruby", de 2018, lançado pela Mack Avenue Records, gravadora que já foi casa de nomes como Stanley Jordan e Terry Gibbs.

Esta primeira noite do Rio Montreux Jazz Festival tem início às 17h40, com uma apresentação da banda A Cor do Som. Os integrantes do grupo foram os primeiros artistas brasileiros a se apresentar no Festival de Montreux, em 1978. É, portanto, uma apresentação especial -será toda ela com músicas instrumentais.

Depois, entra Luísa Mitre Quinteto, conjunto que equilibra o jazz com a música erudita e a MPB.

O eterno Luiz Gonzaga ganha homenagem pelas mãos do baixista Pipoquinha, do sanfoneiro Mestrinho e do percussionista Marcos Suzano, que tocam um repertório do compositor pernambucano.

Em seguida, vem um dos grandes momentos do evento: o encontro entre Roberto Menescal e Marcos Valle -e a dupla será ainda acompanhada por uma afiada banda.

Depois é a vez de João Donato, que fará um show totalmente instrumental tendo como base a interseção do jazz com a bossa nova e a salsa.

O Rio Montreux Jazz Festival continua no sábado e no domingo, com nomes como Christian Scott aTunde Adjuah, Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, Stanley Jordan & Diego Figueiredo, Milton Nascimento (acompanhado por Samuel Rosa, Maria Gadú e pelo coral gospel Sing Harlem), Yamandu Costa e Toquinho (juntos pela primeira vez), Anat Cohen and Friends, Sérgio Dias Jazz Mania e vários outros.

O Rio Montreux Jazz Festival 2020 é apresentado pelo Ministério do Turismo e pela Mastercard, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apresentação da Mastercard, patrocínio do Fairmont Rio de Janeiro e realização Dream Factory, MZA Music, SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO e Pátria Amada Brasil Governo Federal.

Espaço Pago
Espaço pago