Rio Montreux Jazz Festival é assistido por mais de 250 mil pessoas

Marcos Hermes/Rio Montreux Jazz Festival

Mais de 250 mil pessoas assistiram, de maneira online e totalmente gratuita, à segunda edição do Rio Montreux Jazz Festival, que foi realizada entre 23 e 25 de outubro.

A exibição por meio de plataforma digital fez com que a experiência do Rio Montreux Jazz Festival chegasse a quase dez vezes mais gente do que em relação à edição passada -que foi vista presencialmente por 28 mil pessoas.

Os números superlativos não se restringem apenas ao público: foram 22 horas de música de qualidade impecável, em apresentações que reuniram mais de 250 músicos -do calibre de Macy Gray, Milton Nascimento, Christian Scott aTunde Adjuah, Toquinho & Yamandu Costa, o ex-Mutante Sérgio Dias, entre tantos outros.

A excelência da transmissão online agradou, tanto que os organizadores pensam em um formato híbrido para a edição de 2021.

"Sempre surpreendemos positivamente e isso é maravilhoso. Foi uma reinvenção que entrou para a história e que estamos avaliando se permanecerá. Entregamos uma qualidade tamanha que fica difícil imaginar uma edição apenas presencial do Rio Montreux Jazz Festival", afirma Marco Mazzola, idealizador do evento.

CEO da Dream Factory, Claudio Romano diz que "queríamos fazer mais do que uma live, e entregamos ao público uma experiência única e
muita música de qualidade. Esta edição marcou a nossa história e certamente a história do jazz mundial, que ecoou por 24 países, além do Brasil".

Esta edição do festival teve palcos em diferentes cidades, como Rio de Janeiro, Nova York e Los Angeles. Foi desta última metrópole que saiu a apresentação de Macy Gray, que fechou a noite do primeiro dia, a sexta-feira (dia 23). A cantora apresentou sucessos como "Sex Revolution" e "Sweet Baby" e mostrou que o jazz e a soul music são irmãos que adoram brincar juntos.

A versatilidade do jazz pode ser comprovada também pouco antes, no show do inigualável João Donato. Com o filho Donatinho como convidado, o pianista temperou sua apresentação com muita salsa e bossa nova.

A noite teve ainda o encontro entre Marcos Valle & Roberto Menescal, além de shows de A Cor do Som e Luísa Mitre Quinteto e uma divertida homenagem ao mestre Luiz Gonzaga feita por Mestrinho, Marcos Suzano e Pipoquinha.

Com Macy Gray, assista à primeira noite do Rio Montreux Jazz Festival

Já a segunda noite do festival teve como grande destaque o trompetista Christian Scott aTunde Adjuah, que mostrou por que é considerado um dos principais talentos do jazz contemporâneo. Foi possível observar como o habilidoso músico é capaz de aproximar o jazz de gêneros como o hip hop.

Antes dele, apresentaram-se nomes como a dupla Stanley Jordan & Diego Figueiredo (em um show embalado pelo duelo das duas guitarras), Letieres Leite e a Orkestra Rumpilezz, o trio Bianca Gismonti, Claudia Castelo Branco e Lan Lanh, a dupla Hamilton de Holanda & Amaro Freitas, o Som Imaginário (este formado por Wagner Tiso, Robertinho Silva, Nivaldo Ornelas, Victor Biglione e Luís Alves) e a Camerata Jovem do Rio de Janeiro.

Christian Scott é destaque da segunda noite do Rio Montreux Jazz Festival; assista

Milton começou o show com "Nada Será Como Antes". Cantou ainda "Canção da América", "Um Girassol da Cor do Seu Cabelo" (com Gadú) e "Paula e Bebeto" (com Gadú e Samuel Rosa).

O domingo teve ainda o encontro entre Yamandu Costa & Toquinho. Os dois violonistas tocaram faixas como "Asa Branca", "Samba em Prelúdio" e "Apelo" (esta parceria entre Toquinho e Vinicius de Moraes).

Antes deles, subiram aos palcos o grande violoncelista Jaques Morelenbaum, o carioca-sensação Jonathan Ferr, a clarinetista e saxofonista israelense Anat Cohen e o ex-Mutante Sérgio Dias. A Funk Orquestra fechou a noite de domingo.

Assista à terceira noite do Rio Montreux Jazz Festival, que tem show de Milton Nascimento

O Rio Montreux Jazz Festival 2020 foi apresentado pelo Ministério do Turismo e pela Mastercard, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com apresentação da Mastercard, patrocínio do Fairmont Rio de Janeiro e realização Dream Factory, MZA Music, SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO e Pátria Amada Brasil Governo Federal.

Espaço Pago
Espaço pago