"Uma pessoa que faz tratamento não pode parar"

Clea Maria La Terza, 70 anos

"Tenho 70 anos e sou super disposta e animada. Tenho um problema que, segundo a medicina, é gravíssimo. Faz 11 anos que tenho vários tumores no fígado e um no pâncreas. Sendo que o maior do fígado está na entrada da artéria cava e tem cerca de cinco centímetros de diâmetro.

São tumores neuroendócrinos. Eram mais de 15 no fígado. Não é uma brincadeira. No meu caso, não é operável. O tratamento é só a quimioterapia.

No início, passei mal com a quimio. Fiz sete anos e meio de quimio injetável. Depois, passei para a oral. Hoje, tomo 15 dias via oral e descanso 13 dias sem nada. Fico muito bem. Nos dias de descanso da quimio, eu sempre viajo.

Desde o começo do meu tratamento todos diziam que não tinha jeito, que era muito sério, muito grave e que ninguém escapa de pâncreas e de fígado. Mas a minha religiosidade me ajuda muito. Sou uma pessoa muito otimista e crente em Deus. Sou espírita fervorosa. Amo o espiritismo e acho explicação para tudo nele. Eu devo muito da minha vitória à religião.

Meu médico morre de rir do meu jeito de ser. Viramos grandes amigos. e ele diz que sou uma paciente muito desobediente. Digo a ele que Deus o inspira para o meu tratamento. Deus é quem diz o que eu tenho de tomar, e o médico me passa. Uma pessoa que faz tratamento não pode parar. Não só do câncer, mas de qualquer doença.

Meu caso é muito raro. Não tenho prazo determinado para parar a quimioterapia. Só vou parar no dia em que Deus mostrar que eu não tenho mais nada. Enquanto isso não acontece, preciso continuar. É uma doença séria, todo mundo sabe que ela mata. Não vou ficar em casa esperando morrer. Faço meus exames, está tudo bem.

Não tenho medo de coronavírus. Tomo todos os cuidados, e o ambiente do hospital é muito seguro. Você só vai pegar o vírus se não se cuidar. Uso a máscara, álcool em gel, lavo minhas mãos com frequência e evito aglomerações. Vou às consultas com meu médico, bato papo, dou risada. Toda vez que chego, ele me pergunta 'Como você está?' Minha resposta é sempre a mesma. 'Algum dia eu estive mal?' Para mim, ele é meu Deus na Terra.

Desde que comecei meu tratamento, nunca tive nenhum outro problema de saúde. Os meus exames de sangue, que faço todo mês, estão ótimos. A ressonância e a tomografia mostram o câncer. Sempre tive uma alimentação muito regrada. Como muitas frutas e legumes. Não faltam na minha dieta gengibre, canela e banana. Tenho certeza de que minha alimentação tem muita influência no meu bem-estar."

Espaço Pago
Espaço pago