Trans é além

Vivemos uma era de mudanças. O futuro já é agora. Tudo está aberto a novos olhares e experimentações. E a moda é um dos setores que mais permitem essa imersão e provocação.

Há 22 anos o SPFW é um espaço transformador que propõe ações e discussões diante dos desafios contemporâneos.

O SPFW foi a primeira semana de moda do mundo a transmitir os desfiles ao vivo, acreditando, já no ano 2000, na internet como força transformadora.

Foi a primeira semana de moda "Carbon Free" do mundo. Abraçou o tema da sustentabilidade em todos os seus pilares -ambiental, socioeconômico e cultural-, que passaram a nortear os processos e as estruturas do próprio evento. A iniciativa foi transformada em lei, tornando-se obrigatória, desde 2007, a compensação de carbono em todos os eventos realizados em parques municipais de São Paulo.

Em parceria com o Instituto Akatu, também foi pioneira na abordagem da questão do consumo consciente, focalizando questões fundamentais como desperdício, reuso, lixo e política reversa, finitude e abundância, simplicidade, hábitos e consciência.

Abraçou a causa da diversidade étnico-racial com a adoção de cotas para modelos afrodescendentes e indígenas em todos os desfiles. Além disso, o SPFW foi parceiro de campanhas institucionais nas áreas de saúde, cidadania, meio ambiente e inclusão social. Transformação é isso.

É próprio da moda se reinventar. Ela é feita de novos começos e questionamentos. O SPFW amplia esse diálogo. Coordena e apresenta movimentos que transcendem a moda e contemplam todo o mercado.

Vivemos um momento de transição e de mudanças pró- prio de um início de século. São novos desafios e novas maneiras de produzir e trabalhar oportunidades até aqui inexploradas.

Mais do que em outros setores, a moda inspira essas novas possibilidades e potenciais. Enquanto isso, o mercado se movimenta para sincronizar os lançamentos com o desejo do consumidor.

Entre a transição e a transformação, o SPFW é pioneiro em adotar o conceito "see now buy now", que revoluciona o varejo mundial e vem sendo incorporado por grandes marcas internacionais.