PÃO PARA TODA OBRA

Novidade no St Marche, fermentação natural chega à mesa do café da manhã

A tendência do "faça você mesmo" resgatou práticas milenares de cozinha, como o uso do fermento natural, e chegou às prateleiras do supermercado.

O St Marche percebeu o movimento e se adiantou, decidindo trazer para a mesa do café da manhã pães feitos com leveduras ou fermentos vivos.

Também conhecido como levain ou sourdough, o fermento natural deixou de ser usado durante um longo período em que prevaleceu a produção da comida industrializada nascida no pós-guerra.

Hoje, mais bem informados, os consumidores sabem que a fermentação natural não é perigosa para a saúde. Ao contrário: alguns nutrólogos consideram-na até mais saudável, pois, além de facilitar a digestão, os pães feitos com levain têm índice glicêmico mais baixo.

Para atender a essa nova demanda, o St Marche elaborou uma série de receitas que utilizam o fermento. O seu sabor não deixa dúvidas, sendo fácil identificá-lo: é aquele pão com gostinho azedo, que arrepia o palato. Por isso o nome "sourdough", ou "massa azeda", em tradução livre.

Há quem saiba fazer o levain em casa. Basta misturar água, farinha, e adicionar algum suco à mistura (o açúcar da fruta alimenta a levedura). O processo, entretanto, é trabalhoso, e requer um mês de preparo com doses diárias de farinha e água para que o bichinho se fortaleça -e então possa ser integrado à receita.

Quem não puder fazê-lo em casa pode comprar os pães com o levain em todos os supermercados da rede St Marche.

São mais de seis opções diárias, que vão do "Marchezinho", produzido com massa de pão francês, até a ciabatta, com aspecto mais rústico.

Vendidas para várias ocasiões de consumo, todas opções são livres de conservantes.