Qualificação profissional com ensino a distância

A educação superior a distância no Brasil cresce em ritmo acelerado. Cada vez mais pessoas são atraídas pela oportunidade de ter flexibilidade para estudar a qualquer hora e lugar, seguindo seu próprio ritmo e conciliando com outras atividades.

De acordo com o Censo da Educação Superior realizado em 2016 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), há no país 1,5 milhão de estudantes matriculados em cursos superiores a distância - um aumento de 50% em seis anos. Do total de novos alunos, 33% ingressaram no ensino superior na modalidade e 67% em cursos presenciais. Em 2010, estes números eram 20% e 80%, respectivamente.

O avanço das tecnologias e a democratização do acesso à internet são outros fatores que impulsionam esse crescimento. "A acessibilidade a smartphones, tablets, computadores, redes de dados e banda larga faz com que este tipo de estudo seja possível a todos", afirma Antonio Marcos Vivan, diretor dos cursos de Tecnologia e Gestão da UNINOVE.

Com mais de 60 anos de história, a UNINOVE disponibiliza mais de 90 cursos de graduação e 100 especializações e MBAs, todos com diversas opções em EAD. A instituição possui mais de 120 polos de ensino a distância instalados em diversas cidades do Brasil.

Segundo Vivan, o momento econômico que o país vive também contribui na procura por cursos à distância. "A atual conjuntura faz com que as pessoas busquem qualificação profissional para estarem melhor preparadas para o mercado de trabalho. Nesta perspectiva, o EAD é uma alternativa de grande valia, considerando a flexibilidade dos estudos e o custo-benefício."

O mercado, por sua vez, têm valorizado os profissionais que buscam se especializar a partir de cursos a distância. "As organizações e os contratantes reconhecem a modalidade. Há a compreensão de que o ensino presencial e o EAD não se distinguem de nenhuma forma. E isso torna a empregabilidade dos egressos de cursos a distância mais efetiva", diz Vivan.

Ambiente personalizado

De vídeos a jogos, são muitos os recursos disponíveis para dar qualidade às aulas do EAD e torná-las atrativas. A UNINOVE possui sua própria ambientação e desenvolve métodos exclusivos de fácil manuseio que são um grande diferencial para os alunos.

A interação colaborativa online é uma das vantagens do EAD. "O professor tem que sair do óbvio, ele acaba atuando como um mediador de discussões. E os alunos constroem o aprendizado a partir da combinação de leitura de conteúdos e relatos de experiências", ressalta Vivan.

Pós-graduada em Auditoria em Serviços de Saúde pela UNINOVE, Jéssica Santos Parpinel escolheu o EAD para poder organizar seu ritmo de estudos e destaca a qualidade da modalidade. "As aulas são bastante explicativas e as atividades estimulam muito a pesquisa. A metodologia da instituição, os professores e todo o processo de aprendizagem me surpreenderam positivamente. Foi uma excelente experiência", afirma.

Espaço Pago
Espaço pago