Vinhos para o verão

O vinho é uma das bebidas mais polivalentes que existem. Combina com o dia, combina com a noite, é apropriado para os dias frios e, também, para o calor do verão.

Há vinhos que acompanham muito bem os pratos leves, frescos, ideais para este início de ano, quando os termômetros registram temperaturas lá em cima.

A importadora, distribuidora e clube de compras Wine escolheu o restaurante paulistano Arábia para realizar uma harmonização de seus vinhos com pratos a serem degustados em dias quentes.

Especializado em comida árabe, o Arábia sugeriu porções como as de quibe cru, homus, babaganuch e salada fatouche, pratos refrescantes e com sabor marcante.

Sommelière da Wine, Ana Cristina Fulgêncio diz que a "versatilidade do mundo do vinho" permite acompanhar os pratos escolhidos pelo Arábia.

"Montei harmonizações versáteis para mostrar como um mesmo vinho pode combinar bem com diferentes entradas. É uma grande oportunidade para desmistificar a ideia de que apenas vinhos franceses caros são bons", explica.

Johnny Mazzilli/Estúdio Folha
Sommelière da Wine, Ana Cristina Fulgêncio

A primeira escolha de Ana Cristina é o espumante Château Beausoleil Reserve AOC Crémant de Limoux Brut.

"Com essa variedade de entradas árabes, com aromas, texturas e sabores diversos, o grande coringa desta harmonização é um espumante Brut que tenha aromas intensos e boa acidez. Esse francês possui essas características e a sua acidez irá amparar uma certa untuosidade introduzida pelo azeite da maioria dos pratos. E a boa intensidade das notas olfativas combinará bem com a aromaticidade contida no prato e em seus vários temperos."

Johnny Mazzilli/Estúdio Folha
Espumante Château Beausoleil Reserve AOC Crémant de Limoux Brut

Vinho tinto combina com o calor?
Sim, pode combinar, como este Ropiteau Frères Pinot Noir 2015, que compõe harmonicamente com o tempero dos pratos árabes.

"Para os amantes de vinhos tintos, é possível também harmonizar essa variedade de pratos com um desses exemplares, mas tem de ser leve e com frescor gostoso", afirma Ana Cristina. "Um belo representante para esse momento é um exemplar jovem (safra mais recente) da uva Pinot Noir. O escolhido é esse rótulo do sul da França, que é fácil de beber, com bom aporte frutado e nuances que provêm da madeira e combinam com as especiarias dos pratos."

Johnny Mazzilli/Estúdio Folha
Ropiteau Frères Pinot Noir 2015, perfeito para pratos árabes

E os vinhos brancos? Não são eles os indicados para o calor do verão? Sim, e a sommelière escolheu o rótulo Michel Lynch AOC Bordeaux Blanc 2014.

"Jamais poderíamos deixar um branco de fora dessa harmonização, mesmo tendo a carne vermelha como uma das opções de prato", ensina Ana Cristina. "O quibe cru, por ser delicado, faz uma combinação interessante com esse exemplar francês. Os outros pratos vão harmonizar perfeitamente, pois a acidez do vinho limpa o paladar para uma nova harmonização e a boa complexidade das notas olfativas desse branco se unem às diferentes nuances aromáticas dos pratos."

Johnny Mazzilli/Estúdio Folha
Escolha da sommelière - rótulo Michel Lynch AOC Bordeaux Blanc 2014

Para saber mais sobre a Wine e o clube de vinhos, acesse www.wine.com.br

Agradecimento: restaurante Arábia