Vinhos para celebrar com os amigos em noites quentes

A versatilidade é uma das grandes qualidades do vinho. Trata-se de uma bebida perfeita para dias mais frios, ótima para temperaturas mais altas e que combina com praticamente todos os tipos de comida, podendo também ser degustada como a estrela principal entre amigos.

"Traz uma garrafa de vinho." Quem nunca recebeu esse tipo de mensagem de um anfitrião para um encontro informal, sem grandes cerimônias? Porque o vinho, do mais barato ao mais caro, está entre as nossas mais ecléticas companhias - podemos contar com ele para o que der e vier.

Em dias de muito calor, o vinho é um acompanhante que não falha. E os brancos, claro, são perfeitos para esses momentos.
Uma sugestão é o HãHã Sauvignon Blanc 2013, um neozelandês que traz "aromas cítricos, minerais" e com "uma acidez marcante", de acordo com a descrição elaborada pelos sommeliers da Wine.

Johnny Mazzilli/Estúdio Folha
Vinhos com aperitivos para verão
Vinhos com aperitivos para verão

Queijos como gorgonzola e roquefort são boas pedidas como aperitivos para encontros entre amigos, e um rótulo que vai bem com eles é o Fleur du Cap Noble. Este sul-africano é um late harvest. As uvas são colhidas tardiamente e o ataque do fungo Botrytis cinerea, em parte do vinhedo, permite concentrar açúcar. O equilíbrio entre o dulçor do vinho e o salgado dos queijos torna a experiência incrível.

Além do branco, o vinho rosé se encaixa perfeitamente como uma bebida para ser degustada com informalidade. Uma boa sugestão é o Le Clos AOC Corbières 2014, um francês leve e macio na boca. É feito a partir da combinação de três tipos de uva: Cinsault, Grenache Noir e Syrah.

Um exemplar com ótimo custo-benefício é o italiano Carpineto Dogajolo I.G.T. Toscano Rosato 2015. Além de possuir um rótulo bem bonito, é fácil de beber, com bom equilíbrio entre a acidez e o aroma de frutas.

Os vinhos tintos são comumente associados a dias mais frios, mas há aqueles mais leves, refrescantes que, por isso não deveriam ser descartados.

Uma opção é o tinto chileno elaborado pela famosa vinícola Miguel Torres. A uva utilizada na elaboração desse tinto é a País, uma casta que chegou ao Chile por volta do século 16 e vem sendo resgatada por alguns produtores. Esse exemplar é leve, frutado e gastronômico. É uma ótima oportunidade de conhecer essa variedade de uva.

Veja também: Um clube para cada desejo