Vinho para ter em casa

Você está em casa e recebe uma visita de última hora. Para lidar com situações como essa, é sempre bom ter à mão uma ou algumas garrafas de vinho para servir durante o encontro. Mas quais seriam os "coringas" que nos ajudariam?

O tipo de vinho que é mais associado a comemorações e que serve também para momentos descontraídos é o espumante. Trata-se de uma bebida que costuma atrair gregos e troianos, apropriada para ser degustada tanto em dias mais quentes como em noites frias.

Não é preciso comprar uma garrafa de champagne -espumantes que só podem receber essa denominação se forem produzidos na região francesa de mesmo nome. Há exemplares de países como Espanha, Itália, Argentina e até mesmo do Brasil que possuem um bom custo-benefício.

Uma bela dica é o Real de Aragón D.O. Cava Brut, um espanhol feito com as uvas chardonnay e macabeo. Estamos diante de um espumante que apresenta um paladar bem fresco e que pode ser harmonizado com entradas frias.

Se não quiser espumante, um vinho branco é outra opção que vai bem em diversos momentos. Mas lembre-se que, assim como o espumante, o vinho branco deve ser servido frio, entre 7 e 12 graus -portanto, é aconselhável deixá-lo por alguns minutos na geladeira.

As uvas brancas mais conhecidas no Brasil são a chardonnay e a sauvignon blanc. Uma alternativa bem adequada seria também o chileno Maycas del Limarí Sumaq Reserva Chardonnay 2015. É um rótulo com equilíbrio (tem 13,5% de álcool) e aromas de frutas e notas minerais.

Entre os tintos, se tiver de escolher apenas uma uva, pode ficar com a cabernet sauvignon, bastante vendida no Brasil e que agrada ao paladar do brasileiro.

Johnny Mazzilli/Estúdio Folha
Sommelière indica ter vinho branco, tinto e espumante em casa

Uma possibilidade com ótimo custo-benefício e ideal para momentos informais é o norte-americano Bridlewood Paso Robles Cabernet Sauvignon 2013. Frutado e macio na boca, pode-se até decantá-lo por 30 minutos para que aflore toda a sua complexidade.

Com essas três opções, você estará bem municiado e pronto para receber qualquer visita