Descrição de chapéu sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO AO PÓS-CONSUMO

Braskem anuncia compromisso para alcançar a neutralidade de carbono até 2050

Produção de I´m greenTM bio-based, feito da canade-açúcar, em unidade da Braskem no Rio Grande do Sul

Produção de I'm green ™ bio-based, feito da cana-de-açúcar, em unidade da Braskem no Rio Grande do Sul Divulgação

Algumas empresas já nascem com a sustentabilidade em seu DNA. A Braskem faz parte desse grupo. Maior petroquímica das Américas e sexta do mundo, a empresa incorporou, desde que foi criada, em 2002, o desenvolvimento sustentável em suas práticas de negócios. Inovou na indústria química ao lançar, há 10 anos, o plástico de origem renovável, produzido a partir da cana-de-açúcar. Hoje representado pela marca I´m green™, já é utilizado em mais de 50 países e consolidou a Braskem como a maior fabricante mundial de biopolímeros.

O compromisso da Braskem com a sustentabilidade ambiental e de negócios vem de longe. Entre 2002 e 2009, a empresa reduziu em mais de 60% os índices de geração de resíduos e em 40% a produção de efluentes. Foi também em 2009 que a Braskem lançou seu primeiro conjunto de metas de longo prazo, se colocando como parte da solução para as mudanças climáticas. Mais de 70% dos objetivos definidos para 2020 foram alcançados um ano antes.

Engajada em apoiar as agendas globais de sustentabilidade em prol da mitigação das mudanças no clima, a Braskem assume agora um novo compromisso: o de neutralizar suas emissões de CO2 até 2050.

A Braskem vai também ampliar o portfólio da marca I´m green™, trabalhar para evitar que, até 2030, 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos sejam enviadas para incineradores, aterros ou descartadas de forma inadequada no meio ambiente e reduzir em 15% suas emissões de gases do efeito estufa.

Para alcançar a meta de alinhar crescimento econômico com a criação de soluções, produtos e processos inovadores, que reduzam ao máximo eventuais impactos ambientais e sociais, a Braskem concentrou sua Estratégia de Desenvolvimento Sustentável em sete áreas: saúde e segurança, resultados financeiros e econômicos, eliminação de resíduos de plástico, combate às mudanças climáticas, ecoeficiência operacional, responsabilidade social e direitos humanos e inovação sustentável. A política está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e com o Acordo de Paris sobre o clima.

O plano inclui ainda o fortalecimento da economia circular, com iniciativas para um ciclo de produto cada vez mais sustentável, que começa no design, passa pela produção e reciclagem e termina no pós-consumo.

A empresa já implementou 123 projetos globais relacionados com economia circular e mantém uma equipe de 40 profissionais com dedicação exclusiva à pesquisa para a criação de novas soluções.

BIOPLÁSTICO

Um exemplo é a ampliação do portfólio da marca I´m green™. A Braskem é a única petroquímica do mundo que produz bioplástico (ou polietileno renovável) em escala industrial. Produzido com a cana-de-açúcar, ele está presente em 51 países de quatro continentes e é utilizado por 150 marcas. Esse produto de origem renovável permitiu à empresa reduzir em cerca de 20% a intensidade das emissões de gases do efeito estufa nas operações. Em 10 anos, deixaram de ser emitidos mais de 25 milhões de toneladas de CO2, o que equivale a plantar cerca de 170 milhões de árvores.

O portfólio I´m green™ hoje inclui outras soluções, como o EVA renovável, utilizado em calçados, embalagens flexíveis e em aplicações da indústria automotiva e de transportes. No ano passado, a Braskem incluiu produtos feitos a partir de matéria-prima reciclada, conhecidos como I´m green recycled™. No caso dessas resinas, além de produzidas a partir de produtos que foram reciclados, elas continuam sendo recicláveis, impulsionando assim a economia circular. Até 2025, a Braskem estima ampliar ainda mais as vendas desses produtos, atingindo 300 mil toneladas de resinas termoplásticas e produtos químicos com conteúdo reciclado e chegar a 1 milhão de toneladas em 2030.

Para apoiar o desenvolvimento e o alcance da economia circular, a Braskem estabeleceu pontos que considera fundamentais, como trabalhar com os clientes e a cadeia de valor na concepção de novos produtos para ampliar a eficiência, a reciclagem e a reutilização, investir em produtos renováveis, desenvolver novas tecnologias, modelos de negócios e sistemas para melhorar a cadeia de reciclagem e a recuperação de materiais e utilizar ferramentas científicas para escolher sempre a opção de melhor impacto econômico, social e ambiental.

PÓS-CONSUMO

O pós-consumo também mereceu atenção. A Braskem quer incentivar o engajamento dos consumidores em programas de reciclagem, com educação para mostrar o valor dos resíduos plásticos para a economia. Vai ainda mensurar e comunicar índices de reciclagem e recuperação dos materiais de embalagens plásticas, apoiar parcerias destinadas a prevenir e solucionar a má gestão de resíduos plásticos, principalmente o problema do lixo nos mares, e apoiar políticas públicas para melhorar a gestão de resíduos e a cadeia de reciclagem.

Para isso, várias iniciativas foram criadas, como o Desafio do Design, que estimula estudantes e profissionais de design a criar soluções sustentáveis, e a plataforma Braskem Labs, para apoiar empreendedores com ideias de negócios transformadores. Em 2020, foram aceleradas 20 startups (empreendedores com ideias de negócios transformadores utilizando a química e o plástico).

Em reciclagem e gestão de resíduos, a Braskem firmou parceria com a Tecipar, empresa brasileira especializada em engenharia ambiental, para evitar que 36 milhões de embalagens plásticas cheguem a aterros anualmente e voltem para o mercado como matéria-prima. Junto com universidades e instituições como o Senai, investe em pesquisa para a reciclagem química. Na área social, a Braskem criou o Ser+, programa que estimula a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores da cadeia de reciclagem, como catadores e cooperados. São apoiadas pelo programa 149 cooperativas e mais de 60 mil pessoas.

Essa jornada ao longo de quase duas décadas tornou a Braskem uma das empresas químicas referência do mundo em sustentabilidade corporativa. É líder em desenvolvimento sustentável pelo Pacto Global da ONU e ganhadora de várias distinções e prêmios.

LEIA MAIS

AGRICULTURA ASSUME PROTAGONISMO FRENTE AO QUECIMENTO GLOBAL

CLIMA URBANO MERECE ATENÇÃO ESPECIAL

SOCIEDADE CIVIL TAMBÉM TEM PAPEL FUNDAMENTAL

TB INVESTE EM SOLUÇÕES DE ENERGIA LIMPA PARA GRANDES EMPRESAS

NO AGRONEGÓCIO, PRESERVAÇÃO E PRODUÇÃO DEVEM ANDAR JUNTAS

SOLUÇÕES PASSAM POR MERCADO E VISÃO SISTÊMICA

JBS AVANÇA EM RANKING DE SUSTENTABILIDADE

​​ACORDO DE PARIS É SINAL DOS TEMPOS​​

É HORA DE ESFRIAR O PLANETA