Descrição de chapéu sustentabilidade

TB investe em soluções de energia limpa para grandes empresas

Portfólio inclui desde a geração de energia em usina solar fotovoltaica à locação de veículos elétricos ou a gás

Caminhão 100% elétrico utilizado na coleta de lixo no Rio de Janeiro

Caminhão 100% elétrico utilizado na coleta de lixo no Rio de Janeiro Zô Guimarães

Adotar projetos de neutralização de carbono no setor logístico e de mobilidade por meio de soluções de energia limpa transformou-se em um assunto inadiável para empresas preocupadas em manter seu posicionamento no mercado. Além disso, tecnologias que anteriormente eram economicamente inviáveis deixaram de ser apenas uma promessa de futuro, principalmente se as empresas contarem com parceiros experientes no assunto.

A TB Green, que conta com um portfólio que vai da geração de energia à locação de veículos elétricos ou a gás, tem ajudado empresas e governos que buscam soluções sustentáveis também sob o ponto de vista econômico.

Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, uma frota de caminhões 100% elétricos já rodou cerca de 3.000 horas no setor considerado o mais severo de todos para um caminhão: a coleta de lixo domiciliar. A expertise adquirida passa a ser oferecida aos clientes e parceiros.

“A TB Green é uma das pioneiras no mundo a atuar em três frentes essenciais para a logística limpa: captação de energia solar, armazenamento em baterias e operação sustentável”, diz Adalberto Maluf, diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da BYD, uma das maiores fabricantes no mundo de veículos elétricos, incluindo trens, caminhões e empilhadeiras.

Além de pioneira no uso de caminhões elétricos, a TB Green desenvolveu alternativas logísticas e de mobilidade competitivas para empresas interessadas em adotar práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).

Já no primeiro semestre de 2021, as frotas próprias alocadas em clientes serão alimentadas por energia produzida na primeira usina solar fotovoltaica da companhia, construída e operada em parceria com a MEGASSOLAR Energias Renováveis.

Na primeira fase, a usina terá 5MW de potência, capacidade de geração suficiente para abastecer 74 caminhões, que rodem dois turnos de oito horas, seis dias por semana. A energia será direcionada ao Mercado Livre e utilizada no abastecimento da frota da empresa em São Paulo e no Rio de Janeiro. O excedente será comercializado no Ambiente de Comercialização Livre (ACL).

Além da usina e caminhões elétricos, a TB Green firmou parcerias com as principais montadoras e fabricantes de implementos rodoviários para oferecer tecnologia passível de adoção imediata. "Nosso foco são os projetos de neutralização de carbono, principalmente em operações complexas. Conhecemos as soluções mais assertivas e que cabem no bolso do cliente”, afirma Carlos Augusto Serra Roma, diretor da TB Green.

Carlos Augusto Serra Roma, diretor da TB Green, junto a carregador da empresa para caminhões elétricos no Rio de Janeiro
Carlos Augusto Serra Roma, diretor da TB Green, junto a carregador da empresa para caminhões elétricos no Rio de Janeiro - Zô Guimarães

GÁS

A empresa vai implementar o primeiro caminhão de coleta de resíduos a gás no país, que poderá ser abastecido com biometano produzido a partir do lixo. Quando utiliza biometano, o caminhão reduz as emissões de gás carbônico em cerca de 90%. Além disso, apresenta 20% menos ruído do que os operados a diesel, diferencial importante para a população. “O caminhão a gás pode ser a alternativa mais eficiente, do ponto de vista econômico, para quem produz seu próprio gás”, conta Roma.

O caminhão é o primeiro a gás comercializado pela Scania a atuar na coleta de lixo no país, e a TB Green já firmou um protocolo de intenção para outros veículos. “A alternativa é altamente competitiva para o Brasil. A Scania tem por meta liderar a transformação para um sistema de transporte mais sustentável. O caminhão movido a biometano utiliza este combustível 100% renovável. A cadeia potencial do biometano gera uma mudança da matriz energética do país e deverá ser uma grande fonte de geração de emprego”, diz Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

Outra parceria da TB Green é com a montadora JAC. Juntas, as empresas garantiram a primeira implementação de caminhão VUC 100% elétrico na DHL. Depois de ter testado vans elétricas desde 2016 em diversas operações comerciais, a maior empresa de logística do planeta resolveu empregar energia elétrica para abastecer veículos de maior porte. “Nosso conhecimento em operação e infraestrutura de veículos elétricos vai garantir uma união estratégica e de longo prazo com nossos parceiros”, afirma Roma.

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