Tecnologia age para eliminar riscos a motoristas

Sistema checa informações de passageiros e regiões perigosas antes das viagens

Os motoristas parceiros do aplicativo 99 contam com uma série de ferramentas tecnológicas que são desenvolvidas continuamente para garantir segurança nas viagens. Duas novidades são inteligências artificiais (IAs) focadas especialmente na proteção dos condutores. Elas levam o nome de Hércules (herói da mitologia grega, possuidor de grande coragem e força) e Cubo.

Diretor de segurança da 99 explica os resultados obtidos com as ferramentas de IA

“A 99 se preocupa muito em oferecer aos condutores o melhor padrão de segurança e, com frequência, são lançadas novas ferramentas para aumentar a proteção deles”, diz Thiago Hipólito, diretor de Segurança da 99.

Para proteger os motoristas de corridas suspeitas ou comportamentos fora do padrão, a 99 desenvolveu Hércules, que é uma IA que entra em ação quando, por exemplo, há cancelamentos constantes de corridas durante a noite. Nesses casos, o programa de computador pede validação de identidade adicional do passageiro (como foto e dados do cartão de crédito) antes de conectá-lo com o condutor. Caso isso não aconteça, a pessoa não poderá se conectar à plataforma.

Durante os testes, o recurso reduziu em 40% o índice de ocorrências, por milhão de corridas, em relação ao grupo-controle.

Já o Cubo é um algoritmo que atua no sentido de evitar que os motoristas sejam direcionados para regiões que estão com indícios de problemas. Essa inteligência artificial analisa áreas que, em um determinado momento, estão com algum perigo e, por um curto espaço de tempo, faz o bloqueio daquela zona.

A análise dos reportes de incidentes na plataforma é feita em tempo real para identificar os locais que possam estar sendo usados por criminosos para solicitar corridas.

Após a normalização da situação, o bloqueio temporário é retirado. Nos testes de uso dessa ferramenta, reduziu-se em 63% o número de casos graves por milhão de corridas.

Entenda como as ferramentas de inteligência artificial atuam antes, durante e depois das corridas

Monitoramento de corridas

Outra inteligência artificial lançada pela 99 que protege as viagens de motoristas e passageiros é o Monitoramento de Corridas, que detecta comportamentos anormais como paradas longas e trajetos com tempo acima do previsto. A ferramenta funciona através da combinação de IA e rastreamento por GPS. Em situações de risco, avisos são enviados à Central de Segurança do app, que pode acionar diretamente a polícia.

Outras medidas são o envio de alertas de que aquela corrida está sendo monitorada e o direcionamento automático para o kit de segurança do app, no qual é possível compartilhar a rota, acionar a gravação de áudio ou entrar em contato com o atendimento emergencial da empresa.

A inteligência artificial é capaz inclusive de descartar as situações com a maior probabilidade de serem falsos positivos -- ou seja, paradas ou demoras normais que não estão relacionadas à insegurança. Atualmente, essa assertividade está em 70%.

Há várias outras ferramentas, como a de reconhecimento facial de motoristas e dos passageiros, entre outras. Mas é importante lembrar que mais de 99,99% das corridas da 99 são concluídas com segurança, explica o diretor da empresa.

Viagem mais segura

Para a motorista Leidy Aparecida Lovo, que trabalha como parceira da 99 há dois anos, várias ferramentas adotadas pela empresa ajudam a melhorar a segurança, como por exemplo ter a câmera de vídeo dentro do veículo, fazer o monitoramento das corridas ou enviar mensagens aos passageiros informando que a viagem está sendo monitorada.

“Todas essas ações ajudam muito a inibir condutas erradas e crimes. Quem pretende assaltar, por exemplo, vai se recusar a tirar foto. O bandido não vai se expor para cometer o crime. Eu só trabalho à noite, quando o risco é maior, e poder contar com essas ferramentas ajuda muito”

Leidy Aparecida Lovo, motorista parceira da 99 há dois anos

Leidy Aparecida Lovo, motorista parceira da 99 há dois anos
Leidy Aparecida Lovo, motorista parceira da 99 há dois anos - Arquivo pessoal

Já Silvana Ribeiro Gomes dos Santos, que também é parceira da 99, afirma que a proteção que a plataforma oferece aos motoristas é bastante diferente da que existe na concorrência.

“Com as ferramentas da 99, eu me sinto mais segura, pois ela oferece retaguarda em caso de perigo”, diz Silvana, Entre elas, a motorista, parceira há mais de três anos, destaca o botão de pânico, que, deve ser acionado em situações críticas de perigo, e também o algoritmo que avisa sobre as regiões perigosas naquele momento.

“Evitar áreas de perigo faz muita diferença para o motorista, pois reduz muito o risco para quem está trabalhando”

Silvana Ribeiro Gomes dos Santos, parceira da 99 há mais de 3 anos

Silvana Ribeiro Gomes dos Santos, motorista da 99
Silvana Ribeiro Gomes dos Santos, motorista da 99 - Masao Goto Filho

​​Segurança sanitária

Em tempos de pandemia, a 99 também se preocupa em preservar a saúde de seus passageiros e motoristas, tomando todas as providências para garantir a segurança sanitária nas corridas.

Foram investidos R$ 32 milhões em ações preventivas contra a Covid-19, com compra de máscaras e de álcool em gel, campanhas e materiais de conscientização.

Além disso, foi feita uma parceria com o Hospital Sírio-Libanês, que ajudou na definição de protocolos que foram adotados. Foi criado, ainda, um aplicativo para o reconhecimento facial do motorista, para confirmar o uso da máscara durante a corrida e um fundo de apoio a condutores diagnosticados ou afastados por autoridade médica.

LEIA MAIS:

Inteligência artificial da 99 prevê crimes e reforça segurança de passageiras e motoristas

Entenda como funcionam algumas IAs da 99