Em sua proposta pedagógica de ensino médio, que passará a ser oferecida em 2023, a escola bilíngue Aubrick valoriza a autonomia do estudante, dando a ele poder de escolha entre disciplinas e projetos que compõem dois principais tipos de currículo, com conhecimentos sobre a realidade local e a diversidade brasileira, e ainda a visão dos problemas globais. Essa inovação garante a internacionalização presente no DNA Aubrick e incorpora a dedicação de professores brasileiros com experiência na preparação de candidatos para os principais vestibulares. Assim, a Aubrick instrumentaliza seus alunos para o ingresso em universidades renomadas no Brasil, assim como no exterior.
A instituição conta com estrutura e know-how para proporcionar essas alternativas. Entre seus recursos metodológicos está a certificação Cambridge International Education, conferida pela conceituada universidade britânica e que credencia a escola paulista a preparar os alunos para buscar vagas em universidades fora do país, dotados com seus AS e A Levels.
A Aubrick também integra a comunidade internacional Round Square, uma organização que reúne aproximadamente 200 escolas, distribuídas nos seis continentes. A Aubrick compartilha com essas escolas práticas relacionadas ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, organizadas a partir de seis ideias importantes para a formação de um cidadão global: internacionalismo, democracia, sustentabilidade, aventura, liderança e voluntariado. Com essa parceria, a Aubrick promove o protagonismo dos estudantes através da participação em conferências internacionais, programas de intercâmbio e acolhimento aos estudantes internacionais em nossa escola.
Ao configurar suas trilhas de ensino médio, um dos objetivos da Aubrick é facilitar a transição para o ensino superior, trazendo elementos que ampliem a abrangência, a interdisciplinaridade e o aprofundamento dos temas, o que favorece a futura adaptação dos estudantes a etapas mais avançadas de formação.
Para tanto, a escola estabeleceu parcerias com diversas instituições privadas de ensino superior. "Nossos professores compartilharão metodologias e abordagens com professores desses parceiros", afirma Julio Cesar Ferreira Santos, coordenador do Ensino Médio da Aubrick.
Além das disciplinas básicas obrigatórias determinadas pela Base Nacional Comum Curricular e balizadas pela matriz de referência Enem, são oferecidas, trimestralmente, desde o primeiro ano, um conjunto de eletivas de aprofundamento a partir do currículo Cambridge e dos parceiros institucionais brasileiros. As trilhas de aprofundamento convidam os alunos a atuar via projetos e resolução de problemas contemporâneos.
"Trabalhamos habilidades socioemocionais e competências acadêmicas para que possam performar com sucesso em ambientes colaborativos e criativos que exigem habilidades comunicativas eficazes."
Em sua trajetória ao longo do ensino médio, os estudantes são orientados por mentores e estimulados a pensar e repensar suas escolhas. A Aubrick considera o Projeto de Vida mais do que uma orientação vocacional, mas uma oportunidade para formar cidadãos globais, desenvolver autoconhecimento e autoconfiança dos estudantes a fim de promover que cada aluno identifique o percurso que deseja trilhar. Dessa forma, poderão fazer boas escolhas, apoiadas pelo entendimento e pelo respeito diante de um mundo incerto, pleno de diferenças culturais.
Na Aubrick desafia-se o aluno a ser o melhor que ele puder ser.
PERSONALIZAÇÃO DO APRENDIZADO
As turmas são reduzidas, com 20 alunos, o que favorece o acompanhamento e o apoio ao desenvolvimento de cada estudante.
"Existe uma grande preocupação em preparar esses jovens para o mercado e para a vida", afirma o coordenador do Ensino Médio.
"Trabalhamos habilidades socioemocionais e competências acadêmicas para que possam performar com sucesso em ambientes colaborativos e criativos que exigem habilidades comunicativas eficazes", afirma Fatima Lopes, diretora geral da Aubrick.
Para proporcionar a excelência acadêmica que faz parte de seus valores, a Aubrick também reserva em sua grade curricular momentos para que os alunos "parem e respirem". "Em uma formação com a qualidade que iremos proporcionar, precisamos nos manter atentos a questões ligadas à saúde mental", afirma Ferreira.
As aulas são ministradas em período integral, entretanto considerando ainda horários para que os alunos tenham a chance de se dedicar a outras atividades, artísticas ou esportivas.