Alex Atala fala sobre o futuro da comida no terceiro episódio do podcast Feel the Future

Será que no futuro as pessoas vão comer o mesmo que comemos hoje? Como alimentar bilhões de pessoas no planeta com recursos naturais cada vez mais escassos? Para conversar sobre a comida do futuro, o podcast Feel the Future recebeu o chef Alex Atala. No bate-papo ele abordou as tendências na alimentação, uso de carne desenvolvida em laboratório e de insetos e desafios de alimentar uma população que só cresce, dentre outros temas.

Adriana Couto, apresentadora, e chef Alex Atala

Em sua cozinha, Atala privilegia ingredientes regionais, cultivados pelo pequeno produtor. Ele é um dos pioneiros no conceito de gastronomia sustentável no Brasil e defende o uso racional do alimento: "Não vai dar para alimentar todo mundo da forma como a gente vem produzindo, cozinhando e se relacionando com o alimento. Hoje, 30% da produção de alimento do mundo é desperdiçada no pré-consumo, entre a fonte produtora e o mercado".

Muitas vezes, o desperdício acontece também dentro de casa. "Quem nunca deixou um pãozinho estragar, quem nunca esqueceu uma fruta na geladeira? São atitudes que precisarão ser revistas no futuro próximo".

Projeções indicam que seremos quase 9 bilhões no planeta em 2030. E a FAO (agência da ONU para Alimentação e Agricultura) calcula que a demanda por comida aumentará 70% até 2050. Será que a tecnologia vai ajudar a alimentar tanta gente e suprir os recursos naturais? Para Atala, a utilização da carne produzida em laboratório, por exemplo, pode ser uma realidade: "Todos os caminhos são válidos e devem ser observados. Não sou um entusiasta da carne de laboratório, mas de forma alguma negaria essa produção dentro das possibilidades para o futuro, para atenuar problemas que poderemos ter".

E os insetos? Serão uma opção de alimento rico em proteína e que causam menor impacto à natureza? O chef Atala acredita que sim e conta, no podcast, como foi utilizar formiga pela primeira vez e a decisão de incluir o inseto no cardápio de seu restaurante.

O terceiro programa da série Feel the Future pode ser ouvido nas principais plataformas de áudio. O objetivo é reunir pessoas que têm um olhar diferente e iniciativas inovadoras para o mundo, em diversas áreas.

Produzido em parceria pela Audi do Brasil e o Estúdio Folha, os podcasts permitirão aos ouvintes se conectar com temas e reflexões que vão ajudar a criar novas perspectivas para o amanhã. A apresentação é da jornalista Adriana Couto.

Clique aqui para ouvir no Spotify.

Aqui para o iTunes.

Aqui para acessar pelo Deezer.

E aqui para o Google Podcasts.

Saiba mais sobre a série Feel the Future.

Ouça o primeiro episódio, sobre mobilidade e carro elétrico, com o piloto Lucas Di Grassi.

Ouça o segundo episódio, sobre o futuro do dinheiro, com o consultor Gustavo Cerbasi.

Espaço Pago
Espaço pago