Simples, fácil, segura e digital. Com essas características, a Poupança CAIXA se confirma como referência absoluta em caderneta de poupança para os brasileiros.
Quem atesta esse resultado é a Folha Top of Mind, pesquisa promovida pela Folha para destacar as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros em diversos segmentos.
A CAIXA é a maior e a única vencedora da categoria Poupança, somando nada menos do que 22 conquistas em 22 edições. Na pesquisa mais recente, divulgada no final de outubro, a marca foi citada espontaneamente por 51% dos entrevistados.
Para a instituição financeira, a consistência desse resultado é um reconhecimento claro do que ela construiu ao longo dos anos. A Poupança CAIXA está presente no cotidiano dos brasileiros há mais de 162 anos e, desde que surgiu, vem fazendo a diferença na vida das pessoas, contribuindo ativamente para que elas conquistem sonhos e objetivos.
Entre os principais fatores que fazem da poupança uma referência, a CAIXA acredita que esteja o fato de oferecer simplicidade e igualdade de condições de acesso a todos, inclusive à população de baixa renda, o que faz com que ela cumpra também um papel social.
Ao longo dos anos, a Poupança CAIXA tem sido uma porta de entrada para muitos futuros investidores, principalmente por ser o produto financeiro mais acessível tanto para quem está começando sua jornada financeira como para aqueles que, embora já estejam nesse caminho há algum tempo, ainda não têm conhecimento suficiente para migrar para outros produtos. Em poucas palavras, ela permite que a população poupe seus recursos com rapidez, segurança e comodidade.
Além disso, a CAIXA acredita que esteja cumprindo outra missão importante, que é a de auxiliar a população a criar o hábito de poupar. Para a instituição, o reconhecimento do Top of Mind é o maior incentivo para continuar fortalecendo seu papel social e de agente de políticas públicas perante a sociedade brasileira.
A CAIXA entende ainda que, por ser um produto mais tradicional e conservador, a poupança também é o tipo de produto mais escolhido pelos brasileiros na hora de guardar suas reservas.
Essa observação é respaldada por dados que indicam que, mesmo concorrendo com criptomoedas e outras aplicações mais ousadas, a poupança tende a continuar relevante no Brasil.
De acordo com a 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, da Anbima, a caderneta de poupança continua sendo o produto financeiro mais utilizado pelos brasileiros, com 26% de preferência. Detalhe: na edição anterior, que reunia dados relativos a 2021, a poupança era a aplicação preferida de 23% dos entrevistados. Ou seja, ela não apenas manteve a relevância como ainda aumentou sua participação em três pontos percentuais de um ano para outro.
Dados específicos da Poupança CAIXA também apontam essa tendência. No segundo trimestre de 2023, por exemplo, a instituição somava 213 milhões de contas de poupança, o que representa um aumento de 6,3 milhões em comparação com o mesmo período de 2022.
Ainda segundo dados da própria instituição financeira, as poupanças digitais e sociais para pessoas físicas foram os principais produtos que impulsionaram o incremento da carteira de poupança na CAIXA.
Essas aplicações estão associadas ao movimento de pagamento de benefícios sociais federais, e a expectativa é de que elas mantenham seu crescimento enquanto novos beneficiários forem incluídos nos diferentes programas do governo.
Além disso, outro ponto interessante é que a CAIXA vem expandindo seu portfólio de contas e produtos em canais digitais. Aqui o destaque vai para o CAIXA Tem, poupança que pode ser aberta por meio de aplicativo para aqueles que ainda não possuem outra conta do mesmo tipo ou uma poupança social digital.
No entender da instituição, a Poupança CAIXA é mais do que um lugar para se guardar dinheiro, é onde as pessoas depositam também os seus sonhos e a esperança de uma vida melhor.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha