Como vamos nos deslocar pelas cidades daqui a 20 anos

Divulgação

As projeções indicam que a população urbana na América Latina deverá chegar a 89% em 2050. Ao mesmo tempo, um relatório da ONU aponta que 75% da infraestrutura que existirá nas cidades, também em 2050, ainda não foi construída. Os números mostram que existe um enorme desafio pela frente em relação à mobilidade urbana, que envolve meios de transporte mais sustentáveis, compartilháveis e eficientes.

Para conversar sobre como vamos nos deslocar nas grandes cidades daqui a 20 anos, o quarto programa da série de podcasts O Futuro da Mobilidade Urbana reuniu Luís Valença, diretor presidente da CCR Mobilidade, e Jurandir Fernandes, presidente da divisão América Latina da União Internacional de Transportes Públicos (UITP).

Ouça o quarto programa da série no Spotify

Para Luís Valença, a tendência de as pessoas se conectarem aos sistemas de mobilidade por meio de aplicativos continuará forte no futuro. "Hoje os aplicativos já são uma realidade, mas no futuro eles serão muito mais inteligentes, responsivos e interativos. Com mais conexão, vamos adotar o conceito de mobilidade como serviço e ter serviços on demand", afirma Valença. "A mobilidade será cada vez mais compartilhada".

No futuro, segundo Jurandir Fernandes, haverá uma maior urbanização e nas cidades grandes a espinha dorsal da mobilidade serão os sistemas de transporte de grande porte, como trens, metrôs e ônibus. "Mas não dá para fazer isso sem planejamento urbano integrado, que terá de ser inteligente e racional, voltado para a diminuição das necessidades de deslocamento, principalmente nas viagens de trabalho e estudo", afirma Fernandes.

Entre as soluções inovadoras e futurísticas, Valença cita o Hyperloop, trem ultrarrápido em levitação e sem resistência do ar, projeto do empreendedor visionário Elon Musk. "Vamos lançar uma pessoa de São Paulo para o Rio de Janeiro a 1.200 km/h, dentro de uma cápsula que trafega por um túnel", afirma Valença.

Divulgação
A partir da esq., Luís Valença, diretor presidente da CCR Mobilidade, e Jurandir Fernandes, presidente da divisão América Latina da União Internacional de Transportes Públicos (UITP)

Ouça o podcast e entenda o que mais virá de inovador para nos ajudar nos deslocamentos pelas grandes cidades no futuro.

A série de podcasts O Futuro da Mobilidade Urbana é apresentada pela CCR e produzida pelo Estúdio Folha.

Clique e ouça no Spotify.

Ouça no spotify

Espaço Pago
Espaço pago