Empresas precisam oferecer bem-estar digital aos funcionários

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Os avanços tecnológicos geraram um grande impacto na relação entre as empresas e seus clientes, com cada vez mais investimentos em sistemas e aplicativos para que esses clientes e usuários tenham uma ótima experiência ao se relacionar com as empresas.

Mas essa transformação digital que acontece da porta para fora ainda não chegou aos funcionários, que ainda perdem muito tempo navegando em diversos sistemas e aplicativos para fazer seu trabalho.

Segundo os especialistas, a empresa que melhor entender a importância de oferecer um bem-estar digital também no ambiente de trabalho, e criar maneiras de garanti-lo, terá vantagens nos negócios e mais capacidade de reter talentos, especialmente os jovens.

Mas será que as empresas brasileiras estão caminhando para isso? Para responder a essa pergunta e muitas outras, o podcast O Futuro do Trabalho reuniu Luis Banhara, diretor geral da empresa de tecnologia Citrix, e Lucas Oggiam, diretor da Michael Page, empresa especializada no recrutamento e seleção de executivos de média e alta gerências.

Segundo Oggiam, as empresas já entenderam que precisam adaptar as tecnologias para permitir uma boa experiência de trabalho, mas ainda não começaram a mudança. "Hoje vemos que a melhor tecnologia é destinada aos clientes e usuários e não para os funcionários. Os profissionais muitas vezes já chegam preparados, seja do mercado, da faculdade ou da vida, mas precisam enfrentar esse gap cultural", afirma Oggiam.

Luis Banhara conta, no podcast, que uma pesquisa apontou que nos grandes centros e nas grandes empresas, 90% dos profissionais se sentem mais produtivos e criativos com boas ferramentas tecnológicas. "O estudo mostra que o que mais os funcionários priorizam são velocidade, facilidade de uso e confiabilidade", afirma Banhara.

Olhar para a experiência do colaborador, segundo Banhara, será a tendência e o grande desafio das empresas que querem reter os melhores talentos. "Experiência do funcionário precisa ser uma prioridade, ou ele vai embora", diz.

A melhor tecnologia tem como objetivo facilitar o dia a dia das pessoas, seja na vida pessoal ou na profissional. "Na empresa, os funcionários precisam enxergar a tecnologia como aliada para ganhar produtividade", diz Lucas Oggiam. "É importante também que a tecnologia venha para impactar a vida profissional, com crescimento e desenvolvimento de carreira e reconhecimento", afirma.

Uma pesquisa da consultoria McKinsey aponta que os funcionários perdem cerca de 20% de seu tempo procurando informações básicas para trabalhar, em sistemas, e-mails e arquivos. "As companhias têm falado muito em transformação digital, mas essa mesma pesquisa mostra que 70% falham, porque o foco muitas vezes está só no lado de fora, e não no funcionário", afirma Banhara.

No podcast, Lucas Oggiam e Luis Banhara mostram formas de mudar esse cenário, e uma delas é a formação de uma boa aliança entre a área de TI (Tecnologia da Informação) e as demais, especialmente o RH.

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O podcast O Futuro do Trabalho é apresentado pela Citrix e produzido pelo Estúdio Folha.

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