Compra Agora viabiliza negócios de pequenos e médios varejistas

Startup é uma plataforma multi-indústrias B2B destinada a esse público; no ano passado, as vendas somaram R$ 4,8 bilhões, aumento de 28% sobre 2021

Adquirir produtos de diversas empresas por meio de um mesmo canal, com entrega rápida, disponibilidade de crédito, bem como manter um estoque abastecido e diversificado para seus clientes são objetivos do pequeno e do médio varejista.

Destinado a esse público, o Compra Agora, que nasceu dentro da Unilever em 2016 para atender aos clientes da multinacional, em 2020 alçou voo próprio e se tornou uma plataforma multi-indústrias B2B.

Pelo site, aplicativo ou WhatsApp, comerciantes de todo o país têm acesso a grande número de fornecedores e produtos dos mais variados segmentos, como alimentos, bebidas, cuidados pessoais, roupa, casa, bomboniere, entre outros, além de serviços exclusivos.

"Os pequenos e médios são muito representativos no mercado brasileiro", diz Thaise Hagge, diretora-geral do Compra Agora. Somente na área de alimentos, de acordo com a executiva, são de 400 mil a 500 mil pontos de venda espalhados pelo Brasil.

Um dos diferenciais da plataforma é o conhecimento profundo das necessidades de seu público. O site foi criado com o objetivo de vender produtos da Unilever para pequenos e médios varejistas, mas logo a equipe percebeu que para ser tornar relevante para o mercadinho, não bastava ofertar marcas e produtos de somente uma indústria.

"É um mercado muito pulverizado. As marcas da Unilever representam cerca de 5% dos produtos ofertados nos mercadinhos, nós precisávamos de mais marcas, mais indústrias para sermos relevantes", afirma Thaise.

"Para que a plataforma se tornasse relevante para os clientes era preciso ofertar pelo menos 30% a 50% da cesta e esse foi o insight chave para transformar a Compra Unilever em Compra Agora e rever nosso modelo de negócio para acolher as demais indústrias."

Nesse sentido, a multinacional tornou-se cliente do Compra Agora, que buscou outras indústrias. Hoje, a plataforma consegue atender a pelo menos 30% das necessidades dos comerciantes, sem que eles tenham que procurar em outro lugar. São mais de 500 marcas e 40 categorias.

"Cada vez mais nós oferecemos novas categorias de produtos na plataforma, e o cliente não tem que acessar tantos fornecedores", comenta Thaise.

SERVIÇOS

A tecnologia ajudou o empreendimento a atingir grande capilaridade, pois uniu de forma inédita, no mesmo ambiente, a indústria, distribuidores e lojistas, oferecendo novas soluções e conteúdos que auxiliam no desenvolvimento dos negócios dos varejistas.

"Os pequenos já eram a nossa área de expertise, então nós conhecemos as dores destes empresários", declara Thaise.

Um dos destaques é a oferta de crédito em condições vantajosas para aquisição dos produtos. O próprio comerciante escolhe o prazo para pagamento, e ele não tem que recorrer aos distribuidores ou bancos.

O site consegue também facilitar a navegação do usuário ao produzir listas sugeridas de categorias e produtos, que facilitam o processo de reposição, por meio de análises de portfólio ideal para o pequeno e médio varejista.

Na área de conteúdos, o Compra Agora disponibiliza material educacional sobre administração de um negócio, como gestão de estoque, finanças, fluxo de caixa, planograma e compras de final de ano.

"Nosso negócio tem um propósito claro: a prosperidade do pequeno varejo. Para isso desenvolvemos produtos e serviços que possibilitem que os varejistas comprem bem, vendam bem e gerenciem bem o seu negócio", destaca Thaise. O Compra Agora tem também um programa de fidelidade que permite ao cliente trocar pontos por descontos, mercadorias ou serviços, como pintura, eletricista e até uma reforma. Esse programa permite ainda a troca de pontos por cursos de capacitação, desde como gerenciar estoque, fluxo de caixa, até MBA em gestão de negócios em instituições renomadas.

MOVIMENTO

Alimentos, produtos de higiene e limpeza são os mais pedidos no Compra Agora. O gasto médio dos clientes é de R$ 3.000 por mês. Segundo Thaise, há cerca de 430 mil varejistas inscritos no site. Desses, por volta de 65 mil compram por mês. No período da Black Friday, em novembro, o número chegou a 70 mil.

No ano passado, as vendas pelo Compra Agora no Brasil somaram R$ 4,8 bilhões, um aumento de 28% sobre 2020. A expectativa em 2023 é chegar a R$ 6 bilhões.

A empresa promove a adoção da digitalização entre os pequenos varejistas para que eles usem a tecnologia em benefício próprio. Consultores visitam pontos de venda para mostrar a plataforma de comércio eletrônico e auxiliar em sua utilização. Além do site e aplicativo para dispositivos móveis, a marca implementou vendas por WhatsApp.

EXPANSÃO

Para continuar a crescer, o Compra Agora pretende ampliar as categorias de produtos ofertados, a rede de distribuidores – hoje são 110 – e a oferta de crédito. A empresa está de olho na demanda de pequenas farmácias e perfumarias e nas indústrias que produzem itens destes setores.

Thaise acredita que o negócio tem condições de se expandir mesmo se a economia não ajudar. Ela lembra que, principalmente na área de alimentos, as pessoas podem até mudar de marca, mas não deixam de consumir. "Nossa operação na Argentina, mesmo num cenário tumultuado, cresceu 107%", exemplifica.

O Compra Agora foi criado no Brasil, mas, além da Argentina, a plataforma já chegou ao México e ao Chile. "O modelo pode ser exportado para qualquer mercado fragmentado, em que o pequeno varejo seja bastante significativo e que a indústria precise de uma grande rede de distribuição", afirma Thaise. Para a diretora-geral do Compra Agora, América Latina, Ásia e África têm essas características.