Podcast aborda a depressão e a necessidade de conhecer melhor a doença

Estreia do documentário "Existir e Resistir: O desafio da depressão" é tema do programa que reúne cineasta e psiquiatra para falar sobre tabus em torno da saúde mental

A depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo todo – só no Brasil, são mais de 12 milhões, o equivalente a população da cidade de São Paulo. Mesmo assim, a doença ainda é estigmatizada. Muitos não buscam ajuda porque se sentem envergonhados e até mesmo culpados, como se ter depressão fosse uma escolha ou sinal de fraqueza.

A importância de falar sobre a depressão e entender que a doença afeta pessoas de todas as idades, classes sociais, gênero e profissão, é o ponto de partida do podcast realizado pelo Estúdio Folha e pela Janssen Brasil, que abordou o lançamento do documentárioExistir e Resistir: O desafio da depressão, uma coprodução do Discovery Channel e Mixer Filmes, apresentada pela Janssen Brasil.

Conduzido pela jornalista Silvia Correa, o programa reuniu Rodrigo Astiz, diretor do documentário, e o médico psiquiatra Sérgio Perocco, responsável pela área de neurociências da Janssen Brasil.

O filme aborda de maneira tocante o depoimento de seis pessoas que têm depressão no Brasil, na Colômbia e no México, além de entrevistas com psiquiatras dos três países e da Argentina. Apesar de aparentemente serem pacientes distintos, todos contam em detalhes como se sentiram vulneráveis, impotentes para realizar tarefas cotidianas e quase culpados diante dos sintomas da depressão. A saída para cada um deles foi assumir a doença e buscar ajuda.

No programa, Rodrigo Astiz, que também dirigiu outros documentários importantes, conta como cada uma das histórias o tocou e que os depoimentos o fizeram refletir sobre a necessidade de aprender a escutar e de compreender melhor quem tem depressão.

“Um dos personagens do documentário fala: ‘as pessoas acham que quem tem depressão é fraco. Não, eu diria o contrário, quem tem depressão é muito forte. Fácil é não ter nada. O difícil é ter depressão e enfrentar. Você tem de ser muito forte”, afirma Astiz.

Para o médico psiquiatra Sérgio Perocco, a desinformação acaba aumentando o preconceito. “Qual a consequência disso? Nós temos muitas pessoas com problema de depressão que não procuram ajuda. Mesmo as que vencem essas barreiras e buscam ajuda profissional, por muitas vezes, não seguem os tratamentos recomendados porque ouvem comentários do tipo: ‘imagina você tem família, trabalho, não precisa de medicação. As pessoas até fazem de forma bem-intencionadas, mas acabam atrapalhando.”

O documentário Existir e Resistir: O desafio da depressão estreia em 9 de dezembro nos canais do Discovery Channel, Discovery Home & Health e TLC. O conteúdo também ficará disponível gratuitamente nas plataformas online do Discovery.