Tecnologia permite visita a acervos de museus em todo o mundo

Pixabay
Museu do Louvre em Paris, França

A tecnologia se tornou a maior aliada em tempos de quarentena. Pela internet, quem está "preso" em casa pode até visitar os acervos das mais importantes instituições de arte do mundo. Museus como Louvre, do Vaticano ou o Metropolitan Museum of Art em Nova York podem ser apreciados em um tour virtual. Se quiser ficar pelo Brasil, o passeio também está disponível no MIS (Museu da Imagem e do Som) e no Museu Oscar Niemeyer.

O Museu do Louvre é um dos mais famosos e visitados de todo o mundo e o maior da França. Instalado em Paris, conta com mais de 350 mil obras, mas somente 35 mil são expostas para o público. No site oficial museu, o visitante pode conhecer as galerias e exibições disponíveis.

Pixabay
Museu do Louvre em Paris, França

O Metropolitan Museum of Art (MET ), em Nova York, tem um acervo de arte completo com pinturas, esculturas e peças que passam por várias gerações da humanidade, em todos os continentes. Localizado na 5ª avenida, ao lado do Central Park, o prédio tem cinco andares, e as exposições estão concentradas em dois pavilhões, com mais de 2 milhões de obras.

MET/Divulgação
Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque, Estados Unidos

Os Museus do Vaticano são um conjunto de instituições culturais da Santa Sé, com visitas virtuais às salas de Rafael, decoradas pelo pintor renascentista, à Pinacoteca e à capela Sistina. O catálogo online reúne informações relacionadas às obras de arte móveis (não às salas, edifícios ou decoração).

BRASIL

O MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, possui um acervo com mais de 200 mil itens: entre fotografias, filmes, vídeos, cartazes, peças gráficas, entre outros.

MIS/Divulgação
Museu da Imagem e do Som em São Paulo, Brasil

O tour virtual ao Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, exibe fotos em 360 graus, sendo possível passear pela área externa e pelas salas de exposição do museu, além da torre e do MON Café, virtualmente.

Pixabay
Museu Oscar Niemeye em Curitiba, Brasil

Mas as visitas não precisam parar por aí. Por meio da tecnologia do Street View, o site Google Arts and Culture oferece visitas virtuais gratuitas a mais de 1.200 museus, galerias e instituições de 70 países.

Espaço Pago
Espaço pago