Quer saber como a tecnologia vai transformar a saúde?

Terceiro episódio da série A Tecnologia no Próximo Nível, live reúne especialistas para mostrar como a saúde vai se tornar cada vez mais digital e conectada

A transformação digital está revolucionando diversas áreas e com a saúde não é diferente. Novas tecnologias já impulsionam a criação de diversos serviços, como a telemedicina, que ganhou destaque com a pandemia de Covid-19. A chegada do 5G vai possibilitar uma série de aplicações remotas de saúde e a conectividade permitirá que os dados de cada paciente sejam acessados em qualquer serviço de saúde.

Além dos wearables, os dispositivos de vestir, como relógios e pulseiras, o futuro aponta para os chamados invisibles, biossensores integrados ao corpo ou à roupa para capturar e transmitir dados, como os sinais vitais. Mas tudo isso vai demandar muita segurança e interoperabilidade.

Para chegar a esse futuro, alguns passos já estão sendo dados. O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Informática do SUS (Datasus), criou a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), que será o destino de todas as informações de saúde dos brasileiros, coletadas pelos municípios ligados ao programa Conecte SUS.

O objetivo é compartilhar os dados trafegados nessa rede para gerar um serviço mais eficiente para o paciente, o médico e o gestor.

Um projeto como esse precisa de muito mais do que um data center. A solução está na tecnologia de cloud computing e, assim, a RNDS já nasceu na nuvem. Com a chegada da pandemia, o projeto precisou ser reorientado em um curto espaço de tempo, para apoiar as ações de combate à Covid-19. Estar na nuvem permitiu essa agilidade na tomada de decisão e a criação do aplicativo Coronavírus-SUS e dos portais Coronavírus Brasil e e-SUS Notifica.

No Hospital das Clínicas, em São Paulo, a pandemia também acelerou a inovação. O hospital da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo implantou a UTI conectada, que possibilita o monitoramento remoto de sinais vitais emitidos por equipamentos à beira do leito. Assim, os médicos podem fazer a supervisão e orientar o tratamento dos pacientes de Covid-19 sem estarem fisicamente no hospital. O projeto está sendo conduzido pelo InovaHC, o hub de inovação aberta do Hospital das Clínicas.

Para discutir A Transformação da Saúde pela Tecnologia, o terceiro episódio da série A Tecnologia no Próximo Nível irá reunir Merched Cheheb, diretor do Datasus, Maria Teresa Azevedo Lima, diretora executiva para governo da Embratel, Ivisen Teixeira Lourenço, gerente de inovação aberta do InovaHC, e Marco Antonio Bego, diretor de inovação do InovaHC e diretor executivo do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas. ​

O QUE - Live "A Transformação da Saúde pela Tecnologia"

Quando - 28 de setembro, às 17h

Onde - Assista em folha.com ou youtube/folha.

LEMBRETE - Acesse (link https://youtu.be/73UDT3DIC1c) e inscreva-se para ser lembrado minutos antes da live