Universidade de Coimbra prepara brasileiros para um mundo globalizado

Pixabay
Universidade de Coimbra, em Portugal

A Universidade de Coimbra é a instituição de ensino com mais brasileiros fora do Brasil. Ao todo, representam 15% de toda a comunidade acadêmica e a universidade foi a primeira a adotar os resultados do Enem para seu processo seletivo.

Com 730 anos de história, a UC está entre as mais conceituadas no mundo. Em abril, foi considerada a melhor instituição em Portugal e a única daquele país entre as 20 melhores no cumprimento do indicador Saúde e Bem-Estar, o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Leia abaixo entrevista com o reitor da UC, Amílcar Falcão, em que ele fala das oportunidades oferecidas a estudantes brasileiros.

Quais os principais diferenciais que a Universidade de Coimbra oferece para o estudante brasileiro?

Os estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra já representam 15% da nossa comunidade acadêmica, isso significa que são bem acolhidos, estão bem integrados e que fazem parte da nossa instituição. Temos oito faculdades, mais de 40 unidades de pesquisa e vários outros serviços que apoiam as atividades principais da instituição - criação, análise crítica, transmissão e difusão de cultura, ciência e tecnologia. Como universidade de investigação, a produção de conhecimento de elevada qualidade influenciará o processo educativo e aumentará a partilha de conhecimento com a sociedade, dando resposta aos problemas que são de todos e de cada um e contribuindo sem reservas para o desenvolvimento sustentável.

E o que a Universidade espera desses estudantes?

A UC espera um estudante disposto a experimentar novas experiências, desafios, culturas, pessoas, sabores, pensamentos, mentalidades. A UC tem estudantes oriundos de mais de cem nacionalidades, todos a conviver, a aprender e a compartilhar os três campi que compõem a universidade.

A UC aceita as notas do Enem desde 2014. Como o senhor avalia essa experiência?

A Universidade de Coimbra foi a primeira a aceitar a nota do ENEM em Portugal! Essa nova via de entrada abriu um caminho facilitado aos estudantes brasileiros que procuravam estudar fora do Brasil, que, assim, têm acesso a um processo seletivo mais rápido, simples, muito menos burocrático e desgastante.

A UC é hoje a universidade com mais brasileiros fora do Brasil. Ao mesmo tempo, abriga alunos de mais de cem nacionalidades, o que permite um maior conhecimento do mundo. Como esse intercâmbio entre pessoas de diferentes locais é incentivado?

A Universidade apresenta uma atmosfera cosmopolita e uma diversidade única, num grande espírito de multiculturalismo, de respeito pelo outro, sendo que todos os estudantes pertencem a uma grande comunidade, a "comunidade acadêmica da Universidade de Coimbra". Tanto os docentes como o corpo técnico e a Associação Acadêmica de Coimbra (associação de estudantes mais antiga do país) têm a sensibilidade e o respeito pelas diferenças culturais e estamos certos de que essas diferenças, que por vezes não são assim tão visíveis, porque as histórias dos países se cruzam, só vêm enriquecer e fortalecer a nossa comunidade.

O senhor diria que a UC forma profissionais para atuar em todo o mundo?

Sim. Para a sociedade de hoje, o conhecimento tem cada vez mais valor e, enquanto futuro profissional, os nossos estudantes têm a responsabilidade de, por meio do estudo, pesquisa e serviços à comunidade, contribuir para o desenvolvimento das suas próprias competências no desafio da globalização. Devem sair da Universidade de Coimbra preparados para serem cidadãos do mundo, que atravessa hoje mais desafios do que nunca, só possíveis de ultrapassar com sólidos conhecimentos científicos e valores de cidadania.

Existe uma receita para aproveitar de forma plena os anos em que o estudante brasileiro passará na UC e em Portugal? Qual seria?

O estudante deve chegar aqui com a vontade de aprender, com curiosidade científica, porque no final será essa a devolução que lhe daremos, ajudar a preparar-se para os desafios do mundo globalizado que temos. A Universidade de Coimbra é uma instituição de referência mundial que oferece oportunidades de ensino e pesquisa de qualidade em quase todas as áreas científicas e em todos os níveis, de licenciatura, de mestrado e de doutoramento. A Universidade de Coimbra completou 730 anos, são mais de sete séculos que acompanharam a história do nosso país mas também a história do Brasil. Essa tradição assenta na valorização da pessoa, enquadrada na academia - que lhe oferece inúmeras oportunidades de participação em atividades culturais, desportivas, científicas ou de voluntariado. E, para facilitar a integração, oferecemos uma rede de serviços de apoio ao estudante brasileiro, desde a aprovação da sua candidatura, ainda no Brasil. No entanto, importa sublinhar que estudar na Universidade de Coimbra é ter também a oportunidade de conhecer o mundo, por meio dos vários programas de intercâmbio que temos, com instituições de ensino em todos os países da Europa.

Como a UC consegue unir a tradição de mais de 700 anos de história e as mudanças sociais e educacionais que estamos vivendo?

A nossa instituição tem a cultura e a identidade da lusofonia e isso faz, certamente, um estudante brasileiro sentir-se em casa. Não é por acaso que temos atualmente cerca de 3.000 estudantes brasileiros -fazendo da nossa Universidade a instituição de ensino superior com maior número de brasileiros fora do Brasil. Coimbra é conhecida por ser uma cidade universitária, segura e moderna que permite ter uma qualidade de vida elevada por custos razoáveis quando comparada com outras cidades europeias. Atualmente a ligação à comunidade é muito valorizada pelas parcerias que temos com outras instituições de ensino internacionais, mas também com o universo empresarial. Vivemos tempos de grandes desafios e mudanças, mas a Universidade de Coimbra sempre soube se adaptar: atualmente, por exemplo, face ao contexto da COVID-19, todas as aulas decorrem de modo online. E não devemos esquecer que, sendo uma instituição secular, a Rede de Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra está por todo o mundo e isso faz toda a diferença.

Espaço Pago
Espaço pago