A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municÃpios da Grande São Paulo, investiu mais de R$ 1 bilhão em sua rede entre janeiro e setembro deste ano. O valor é 44% superior ao realizado no mesmo perÃodo de 2020. As iniciativas visam à melhoria contÃnua da qualidade do serviço para os mais de 7,4 milhões de clientes atendidos pela companhia.
Para tornar a rede mais resistente às intempéries climáticas e diminuir a interferência de fatores externos, como queda de galhos de árvores sobre os fios de média tensão, a distribuidora adicionou neste ano 140 quilômetros de rede elétrica compacta (spacer cable) mais resistente e realizou 373 mil podas de galhos de árvores localizados próximo à rede.
Também foram feitas manutenções preventivas em 1.330 km de rede aérea e substituição de 1.452 transformadores, que contribuÃram para a modernização do sistema.
Houve ainda investimentos em automação, com a instalação de cerca de 2.020 equipamentos de telecontrole. Essa tecnologia proporciona mais agilidade e flexibilidade na operação da rede e no atendimento dos consumidores.
Com isso, é possÃvel diminuir o tempo de interrupção de energia e o prazo de restabelecimento do fornecimento com comandos remotos, realizados diretamente pela Central de Operações da concessionária.
O uso massivo de tecnologia também se deu com a ampliação da quantidade de equipamentos de automação e proteção, chamados religadores. São dispositivos que desligam e religam automaticamente a rede, em fração de segundos, quando um objeto encosta temporariamente nos cabos elétricos. Isso evita que problemas passageiros possam desligar definitivamente a rede. Nesses casos, não é necessário enviar equipes, os clientes apenas percebem uma leve "piscada" na energia, e o fornecimento continua.
Outra ação importante é o monitoramento do crescimento urbano das regiões. "Temos um plano consistente de investimento em expansão e modernização do nosso sistema elétrico, trazendo tecnologias de ponta e evoluindo na transformação digital da rede. Além de manter reforço constante nas ações de manutenção preventiva e segurança", afirma Gino Celentano, diretor de Infraestrutura e Redes da Enel no Brasil.
Grandes obras
Em toda a sua área de concessão, a Enel está ampliando e modernizando o seu parque, que conta com mais de 150 subestações. Entre os destaques estão as subestações Regis, Sumaré, Franca, Itapevi e Guarapiranga, que tiveram investimentos de R$ 34 milhões neste ano em obras de ampliação de capacidade. Mais de 144 mil clientes foram beneficiados.
Em maio, a Enel também deu inÃcio à modernização da Linha de Transmissão Subterrânea (LTS) Centro-Augusta. O projeto, com investimento de R$ 26,5 milhões, beneficiará 13 mil clientes comerciais e residenciais e o poder público dos bairros Santa CecÃlia, Bela Vista, Consolação, Jardim Paulista e Higienópolis, região central da capital paulista.
Esse projeto consiste em uma linha de transmissão subterrânea que aumentará a atual em 2,8 quilômetros de extensão. O reforço na capacidade do sistema de subtransmissão traz mais confiabilidade e segurança ao sistema elétrico, melhora a qualidade do fornecimento de energia e viabiliza a instalação de novos prédios residenciais e estabelecimentos comerciais na localidade.
Na região do Ipiranga (zona sul de São Paulo), a concessionária está investindo R$ 10 milhões em uma nova linha de distribuição subterrânea. A obra vai beneficiar locais de grande movimentação, como o Museu do Ipiranga, além de valorizar a estética do bairro com uma rede elétrica subterrânea e integrada ao mobiliário urbano. No total, a obra prevê a remoção de 260 postes em 11 vias na região do Parque da Independência.
Em uma extensão total de 2,6 quilômetros, a intervenção deve estar concluÃda em agosto de 2022, com a conversão da rede elétrica aérea em subterrânea. Beneficiará 880 clientes, incluindo residências e pequenos comércios, Museu de Zoologia, Capela Sagrada FamÃlia e Santa Paulina, hospital do Ipiranga e o Museu Paulista da Universidade de São Paulo, mais conhecido como Museu do Ipiranga, sÃmbolo da região.
Inovação no setor elétrico
Outro importante projeto desenvolvido pela empresa neste ano foi a instalação de medidores inteligentes de energia elétrica para alguns clientes. O investimento total no projeto é de R$ 227 milhões, sendo que R$ 121 milhões são com recursos de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A iniciativa já beneficiou mais de 100 mil clientes com a troca do medidor. Ao todo, serão 300 mil medidores instalados nos bairros de Pirituba e Perus (zona oeste de São Paulo), com previsão de conclusão ainda no primeiro semestre de 2022.
Os novos equipamentos são 100% fabricados no Brasil, o que gera emprego e renda e contribui para a inserção do paÃs na indústria 4.0. Isso reafirma o compromisso da Enel de construir a distribuidora do futuro: mais digitalizada, eficiente, sustentável e preparada para a transição energética em curso.
"Projetos importantes como esse demonstram a liderança da Enel em um momento de grandes transformações do setor elétrico, preparando a rede para conectar veÃculos elétricos e a geração solar distribuÃda, contribuindo para o crescimento sustentável da cidade e para a construção de um futuro neutro em carbono nos grandes centros urbanos", reforça Max Xavier, presidente da Enel Distribuição São Paulo.
Sustentabilidade
A Enel tem realizado diversas ações voltadas à sustentabilidade. Entre elas estão 18 obras de eficiência energética, em andamento ou concluÃdas, por meio de Chamada Pública de Projetos. São R$ 11,1 milhões em investimentos, com troca de 81 mil lâmpadas antigas por modelos LED, mais eficientes e que economizam até 80% de energia, no setor de iluminação pública, prédios públicos e privados, além da instalação de mais de 3,5 mil placas solares fotovoltaicas e substituição de 212 sistemas de refrigeração e ar-condicionado.
Ainda em 2021, a companhia realizou a troca de 2,4 mil geladeiras antigas por modelos novos e mais econômicos com selo A do Procel, além de beneficiar a população com a substituição de mais de 128 mil lâmpadas comuns por modelos LED.
Desse total, 37 mil lâmpadas e 1.200 geladeiras foram trocadas nas ações sociais do projeto Smart Meter (medidores inteligentes), contemplando moradores dos bairros de Perus e Pirituba.
Nessas ações sociais, foram investidos US$ 500 mil em projetos de eficiência energética, incluindo 14,6 mil diagnósticos energéticos nas residências e a doação de 1,5 tonelada de alimentos não perecÃveis para as regiões de ação dos lÃderes comunitários.
Na área de reciclagem, o programa Ecoenel beneficiou 9.748 clientes com R$ 316 mil em bônus na conta de energia por meio da destinação de 873,3 mil kg de materiais recicláveis nos 10 ecopontos da concessionária.
Já com o projeto Hortas em Rede, que permite que terrenos de subtransmissão de energia sejam usados para cultivo de alimentos orgânicos, a distribuidora gerou renda de cerca de R$ 280 mil aos agricultores, com a produção de 121 toneladas de produtos.
A Enel atua também para reforçar a economia circular (em que nada se desperdiça) e o empreendedorismo nas comunidades mais vulneráveis.
Por meio do Enel Compartilha Empreendedorismo, foi desenvolvida a Coleção Energia, de roupas e acessórios feitos a partir do reaproveitamento de uniformes da Enel e da Azul Linhas Aéreas.
A ação é feita em parceria com a ONG Costurando Sonhos Brasil, de Paraisópolis. Toda a renda com as vendas das peças será revertida ao projeto.
Em 2021, a distribuidora beneficiou ainda cerca de 4,5 mil pessoas do Centro Educacional Infantil Luz e Lápis, localizado em Santo Amaro, que é apoiado pela Enel Distribuição São Paulo há mais de 30 anos.
Atendimento ao cliente
Além dos investimentos na rede elétrica, a Enel vem investindo em novos canais digitais de relacionamento para trazer ainda mais comodidade e agilidade no relacionamento com os consumidores.
Com a continuidade da pandemia de Covid-19, os canais digitais da concessionária ganharam ainda mais importância para auxiliar os clientes. Conheça os canais:
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Agência Virtual (enel.com.br/ptsaopaulo);
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Aplicativo Enel SP, disponÃvel gratuitamente para iOS (apple.co/2VpYh8q) e Android (bit.ly/2VmOsIj);
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WhatsApp Elena (21) 99601-9608;
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Call Center (0800 72 72 120) – atendimento comercial, e (0800 72 72 196) – atendimento emergencial);
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Lojas fÃsicas: enel.com.br/pt-saopaulo/Informativos/pontos-de-atendimento.html​