SUSTENTABILIDADE E MUITO SABOR

Friboi é eleita pelo 4º ano a marca de carnes mais lembrada do Brasil; pesquisa e rastreabilidade garantem qualidade do produto que chega ao consumidor

Para chegar à liderança do mercado, uma marca precisa estar em sintonia com os desejos de seu consumidor ao mesmo tempo que assegura a qualidade de seu produto. Ao longo de 54 anos de atuação no Brasil e com práticas cristalizadas, a Friboi se consolidou como garantia de origem, segurança, sustentabilidade e diversificação no segmento de carnes.

A confiança que o consumidor tem para escolher os produtos da marca no dia a dia ou em momentos especiais é fruto de rigorosas práticas produtivas e de sustentabilidade em toda a cadeia produtiva, certificadas no Brasil e no exterior.

Todo esse trabalho foi reconhecido mais uma vez na pesquisa Top of Mind de 2024. Pelo quarto ano seguido, a Friboi foi a marca de carnes mais lembrada pelos brasileiros (41%).

"Ficamos muito orgulhosos com esse resultado. Temos mostrado consistência e foco na qualidade ao longo dos anos. Essa construção nos levou a esse reconhecimento por parte do consumidor, que valorizamos tanto", diz Anne Napoli, diretora de marketing da Friboi.

Friboi é eleita pelo 4º ano a marca de carnes mais lembrada do Brasil
Friboi é eleita pelo 4º ano a marca de carnes mais lembrada do Brasil - Divulgação

Para assegurar qualidade e segurança, a empresa investe em um amplo projeto de sustentabilidade com foco principalmente em prevenção e tecnologia, trabalhadas em sinergia com os fornecedores. As carnes da Friboi são produzidas de animais com origem de fazendas aprovadas pela Política de Compra Responsável da companhia, avaliando critérios sociais e ambientais.

A Friboi faz um acompanhamento constante de seus parceiros, incluindo rigorosos processos de treinamento, auditorias e testes laboratoriais, e disponibiliza aos seus clientes as informações dos produtos adquiridos através de uma plataforma pautada na tecnologia, dentro de prática de "blockchain" –mecanismo de banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações.

A empresa trabalha, ainda, no desenvolvimento e na implantação de práticas para os fornecedores que assegurem também a saúde e o bem-estar dos animais.

A companhia possui o programa Escritórios Verdes, hub de prestação de serviços que atua na regularização ambiental de fazendas e na assistência técnica para pequenos produtores visando o aumento da produtividade e da rentabilidade de produtores familiares e na assistência gerencial que promove a capacitação de deles, disponibilizando ferramentas de gestão que permitem gerenciar indicadores de produtividade e de sustentabilidade das fazendas de pecuária.

Outro foco da empresa é o desenvolvimento tecnológico. A Friboi é a única empresa do ramo bovino que possui um Centro de Estudos e Tecnologia da Carne.

O trabalho nesse laboratório é realizado em parceria com grandes universidades do país, como Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Universidade Federal de Londrina e USP (Universidade de São Paulo).

Os pesquisadores usam o Centro Técnico para estudo e desenvolvimento, e a Friboi aproveita o conhecimento produzido ali para aprimorar suas práticas de criação e de manejo e a qualidade da proteína bovina.

Esse trabalho permitiu que a marca ampliasse a qualidade de seus produtos aprimorando a genética e trabalhando itens como maciez, suculência, sabor e equilíbrio de gordura das carnes, aumentando seu portfólio e permitindo novas experiências de acordo com as demandas e os desejos do consumidor.

Hoje, a Friboi oferece cortes especiais para o dia a dia, churrasco, food service, entre outros segmentos. "Por meio da tecnologia, da evolução e da inovação conseguimos trabalhar a segmentação de marca. A abertura da categoria de churrasco, por exemplo, foi um marco. Para o brasileiro, o churrasco é muito importante. Mostramos que carne não é tudo igual", reforça Anne Napoli.

O conhecimento gerado pelo Centro de Pesquisas e pelas demais áreas da empresa é disponibilizado em uma biblioteca digital que reúne informações sobre as melhores práticas e processos para os fornecedores.

Esse enorme banco de dados pode ser retroalimentado, criando uma cadeia de conhecimento que possibilita uma constante evolução das práticas, assegurando segurança e qualidade para o consumidor.
O reconhecimento da Friboi pelo consumidor, aliás, também é fruto de um relacionamento de transparência, informação e comunicação. Em 2014, a marca, presente em mais de 150 países, fez sua primeira grande campanha de comunicação no Brasil, que tinha o ator Tony Ramos como garoto-propaganda. O objetivo era mostrar que "carne não é tudo igual" e que boas práticas fazem a diferença no produto que chega ao consumidor.

A estratégia contribuiu para descomoditizar –atribuir características únicas a um produto, transformando-o de commodity em um item diferenciado– a carne bovina, revolucionando o segmento no país.

"Hoje falamos que Friboi é uma marca especialista em carne porque o pano de fundo é qualidade, confiança, inovação e tecnologia, conjunto que nos permitiu desenvolver um produto segmentado por oportunidade de consumo", diz a diretora de marketing da empresa.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha