Fundador da Ricardo Eletro desenvolve metodologia para impulsionar empresas

Grupo R1 oferece treinamentos, sessões individuais, apresentações e direcionamentos para empreendedores, entre outras ações

O sucesso tem muito mais significado quando dividido. Os acertos e erros de uma trajetória empresarial bem-sucedida podem servir de exemplo e motor para impulsionar negócios, gerando um círculo virtuoso para pessoas e para o país.

É esse o pensamento que move Ricardo Nunes, fundador da Ricardo Eletro, segunda maior empresa de varejo do Brasil, em sua nova empreitada empresarial.

Com base em mais de 30 anos de carreira, Nunes criou o Grupo R1, um ecossistema de educação para auxiliar pessoas que, como ele, se aventuram no mundo empresarial.

Mais de 7.000 empresários já foram impactados por suas experiências, compartilhadas sem filtro, com erros e acertos.

A atividade de Nunes como conselheiro de negócios começou despretensiosamente nas redes sociais na pandemia. Ele se incomodava com a quantidade de coaches falando a empresários sem terem vivências significativas no ramo. "Era tudo muito raso", relembra.

Um homem está sentado em um sofá em um ambiente de escritório moderno. Ele usa uma camisa branca e um suéter preto. O homem sorri e tem as mãos cruzadas sobre os joelhos. Ao fundo, há prateleiras com objetos decorativos e fotos. O ambiente é bem iluminado e possui uma decoração contemporânea.
Ricardo Nunes, fundador da Ricardo Eletro e criador do Grupo R1 - Grupo R1/Divulgação

Nunes começou a compartilhar dicas sobre a realidade empresarial nas redes e recebeu convite para entrar no ramo da educação.

Uma conversa com o amigo Abílio Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar, foi o empurrão que faltava para o início da empreitada.

O empresário dedicou oito meses aos estudos das anotações que fez em seus mais de 30 anos à frente da Ricardo Eletro, que chegou a faturar mais de R$ 12 bilhões por ano. Desse mergulho, surgiu a metodologia RGV.

"Eu uso minha história, minha experiência de negócios. Não escondo nada, falo do que deu certo e errado. Quando os empresários aplicam a metodologia, o negócio deles explode", diz.

A primeira imersão recebeu 15 empresários. Atualmente, o Grupo R1 oferece treinamentos, sessões individuais, apresentações e direcionamentos, entre outras ações.

São realizados nove eventos anuais, com imersão de três dias em São Paulo. Os mais de 300 participantes de cada edição aprendem com Nunes e 13 executivos que trabalharam ao seu lado.

Com o sucesso do RGV, surgiu a demanda por um aprofundamento na relação com os empresários. Nunes criou, então, o Clube R1, um grupo seleto que recebe direcionamento para os negócios e tem acesso 24 horas ao conselheiro.

"Problema de empresário não tem hora pra acontecer", frisa Nunes.

Na implementação do RGV, o empresário teve de aprender a navegar por novos meios de divulgação nas redes sociais. Hoje, tem cerca de 2 milhões de seguidores e mais de 62 milhões de visualizações por mês.

Montei esse negócio despretensiosamente, foi surgindo devagar. É uma experiência madura. Levo para as pessoas a luta que é empresariar. Quero deixar um legado para minha família e para esse país. Meu objetivo é transformar a vida dessas pessoas

Ricardo Nunes

fundador da Ricardo Eletro e criador do Grupo R1

EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

Ricardo Nunes cria sistema para passar sua experiência a empresários

Grupo R1

É um ecossistema educacional voltado para o desenvolvimento de empresários. Foi criado por Ricardo Nunes, fundador da segunda maior empresa de varejo do Brasil, a Ricardo Eletro, em 2020

Ações

Treinamentos, sessões individuais, apresentações e direcionamentos para pequenos, médios e grandes empresários

RGV

Metodologia criada por Ricardo Nunes com base em sua experiência de mais de 30 anos. São 3 dias de imersão com treinamentos e apresentações de Nunes e executivos que trabalharam com ele em suas empresas

  • 9 eventos por ano
  • 300 empresários por evento
  • Mais de 7.000 empresários impactados

Clube R1

Um grupo seleto em que os empresários têm acesso a conteúdos exclusivos, direcionamentos e rede de contatos, entre outros, além de acesso direto a Nunes

  • Mais de 300 empresários
  • 4 eventos anuais

*conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha