Vírus Sincicial Respiratório pode causar complicações sérias em idosos

Altamente contagioso e subdiagnosticado, o VSR pode ainda ser mais letal em pessoas mais velhas do que em bebês e crianças 1-4

Pais de crianças pequenas certamente já ouviram falar do Vírus Sincicial Respiratório, bastante comum entre a população infantil e principal causador da temida bronquiolite, uma inflamação dos bronquíolos, parte final da árvore brônquica5. Muita gente não sabe que o Vírus Sincicial Respiratório, conhecido como VSR, também pode afetar adultos, provocando desde sintomas gripais leves até causar pneumonia ou descompensar doenças crônicas1.

"Nos adultos, uma das principais complicações do VSR é a pneumonia, ou seja, um processo de inflamação no pulmão causado pelo vírus. Isso prejudica o fluxo de ar nos pulmões, podendo causar tosse seca ou com secreção, dor no peito, febre e falta de ar", explica a infectologista Lessandra Michelin, gerente médica de vacinas da biofarmacêutica GSK.

Os números do VSR são reveladores, especialmente quando se trata de pessoas mais velhas. No Brasil, de 2020 a 2022, mais de 30 mil casos graves da doença foram registrados, e em 2022, a taxa de letalidade de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por VSR foi de aproximadamente 21% em adultos com 60 anos ou mais4.

"As complicações desse vírus são muitas tanto para idosos como para a população infantil. Além disso, o VSR pode agravar doenças de base como diabetes, insuficiência cardíaca, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e asma", explica a geriatra Maisa Kairalla, presidente da comissão de imunização da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia).

Ela ressalta ainda que as complicações são parecidas com as causadas pelo vírus influenza e pelo coronavírus. "Quanto mais idosa e mais doente essa população for, mais exacerbadas essas complicações serão."

Segundo dados do CDC, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, por ano, entre 60 mil e 160 mil adultos são hospitalizados, e de 6 mil a 10 mil vão à óbito devido à infecção por VSR1.

"Precisamos pensar não apenas no número de mortes, mas na taxa e no tempo de internação hospitalar, que nos casos de VSR não costumam ser breves. Há um grande prejuízo da qualidade de vida que devemos levar em conta quando o idoso fica acamado", destaca a geriatra.

O VSR é considerado altamente contagioso e é possível ser infectado várias vezes ao longo da vida2,6. "A transmissibilidade é um pouco maior que a da influenza sazonal, ou seja, uma pessoa transmite para três. Sabemos que a criança com a doença pode transmitir para os avós e para os pais. E esse vírus não induz a imunidade permanente, ou seja, a pessoa pode voltar a contraí-lo", lembra Lessandra Michelin.

A transmissão ocorre por meio de gotículas expelidas ao tossir, espirrar, ou por contato próximo, como beijos, e mesmo por superfícies contaminadas, como maçanetas7. Em geral, pessoas infectadas transmitem o vírus por até oito dias, inclusive antes dos primeiros sintomas, que costumam aparecer de quatro a seis dias após a exposição ao vírus7. Pacientes com sistema imunológico enfraquecido podem continuar a espalhar o vírus após o término dos sintomas, durante até quatro semanas7.

Por causar sintomas respiratórios inespecíficos, o subdiagnóstico do VSR em adultos é alto3,8. Além disso, a sua circulação, época em que costuma infectar mais pessoas, coincide em parte com a temporada da gripe – pela continentalidade do Brasil, esses meses variam conforme a região do país4,9.

"Para você discernir entre essa doença e todas as outras virais, o ideal é que você faça um teste. A coleta, em geral, é feita por meio do swab nasal para realizar exames laboratoriais para identificação do vírus, como fazemos para influenza e Covid-19", afirma Maisa.

Não existe um tratamento específico para o VSR, e a prevenção é feita com cuidados como lavagem de mãos, manter ambientes limpos e ventilados, cuidar para usar um lenço descartável ao tossir ou espirrar10,11. Além dessas medidas, em alguns países, já é possível fazer a prevenção através de vacinação indicada para adultos com 60 anos ou mais11. "Há imunizantes em uso em países como Estados Unidos e Inglaterra, e há expectativa que esse tipo de prevenção esteja em breve disponível também no Brasil", conta Lessandra.

"Quando pensamos na população idosa, valorizamos muito a intergeracionalidade, que é muito importante nessa fase da vida. Proteger os idosos para um convívio mais harmonioso sempre vale a pena, não apenas para o VSR, mas para todas as outras doenças preveníveis. A frequência desse vírus em crianças é muito alta, então, proteger o idoso dá mais segurança e qualidade de vida para essas pessoas", finaliza a geriatra.

Referências:

1. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Respiratory Syncytial Virus Infection (RSV). RSV in older adults and adults with chronic medical conditions. Disponível em: <https://www.cdc.gov/rsv/high-risk/older-adults.html>. Acesso em: 22 de janeiro de 2024.

2. Aljabali, A. A., Obeid, M. A., El-Tanani, M., & Tambuwala, M. M. (2023). Respiratory syncytial virus: an overview. Future Virology, 18(9), 595-609.

3. TSENG, Hung Fu et al. Severe morbidity and short-and mid-to long-term mortality in older adults hospitalized with respiratory syncytial virus infection. The Journal of Infectious Diseases, v. 222, n. 8, p. 1298-1310, 2020.

4. DE VERAS, Bruna Medeiros Gonçalves et al. CASOS GRAVES DE VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO EM ANOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE RETROSPECTIVA DA BASE DE DADOS DO SIVEP-GRIPE NO BRASIL (2020- 2022). The Brazilian Journal of Infectious Diseases, v. 27, p. 103129, 2023.

5. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Vírus sincicial respiratório (VSR). Disponível em: <https://familia.sbim.org.br/doencas/virus-sincicial-respiratorio-vsr>. Acesso em: 22 de janeiro de 2024.

6. OPENSHAW, Peter JM et al. Protective and harmful immunity to RSV infection. Annual review of immunology, v. 35, p. 501-532, 2017.

7. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Respiratory Syncytial Virus Infection (RSV). RSV transmission. Disponível em:

<https://www.cdc.gov/rsv/about/transmission.html>. Acesso em: 22 de janeiro de 2024.

8. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Respiratory Syncytial Virus Infection (RSV) Symptoms and Care. Disponível em:

<https://www.cdc.gov/rsv/about/symptoms.html> Acesso em: 22 de janeiro de 2024.

9. BRASIL. Ministério da Saúde. Informe Vigilância das Síndromes Gripais. Semana Epidemiológica 46 (21 de novembro de 2023). Disponível em:

<https://www.gov.br/saude/pt- br/assuntos/coronavirus/atualizacao-de casos/informe-se-46-vigilancia-das-sindromes-gripais-influenza-covid-19-e-outros virus-respiratorios-de-importancia-em-saude-publica>. Acesso em: 22 de Janeiro 2024

10. NAM, Hannah H.; ISON, Michael G. Respiratory syncytial virus infection in adults. bmj, v. 366, 2019.

11. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Respiratory Syncytial Virus Infection (RSV). RSV Prevention. Disponível em:

<https://www.cdc.gov/rsv/about/prevention.html>. Acesso em: 22 de janeiro de 2024.

Material dirigido ao público geral. Por favor, consulte o seu médico.

NP-BR-RSA-JRNA-240002 – Fevereiro/2024

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha