Ação promove energia 100% limpa e pode reduzir conta de luz em 20%

Projeto de geração distribuída Heineken Energia Verde chega aos consumidores residenciais, que optam por receber energia de fontes renováveis e ganham desconto com isso

O projeto Heineken Energia Verde agora está disponível para consumidores residenciais

O projeto Heineken Energia Verde agora está disponível para consumidores residenciais Divulgação

Incentivar a produção de energia 100% limpa e ainda pagar até 20% menos na conta de luz. Essa união da preocupação com o ambiente e com o bolso é o que oferece o projeto Heineken Energia Verde, que antes estava disponível apenas para pontos comerciais e agora é acessível também para consumidores residenciais.

Para fazer parte do projeto, o consumidor não precisa alterar nada em suas instalações na residência, mudar de distribuidora ou criar algum tipo de fidelidade. Basta se inscrever no site do programa, heinekenenergiaverde.com.br, enviar cópias de um documento de identidade e da conta de luz e o número do CPF.

O consumo médio mensal deve ser de no mínimo R$ 200,00. Todo o processo é regulamentado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e pelo Marco Legal da Geração Distribuída. É totalmente gratuito e simples. Após a adesão, o prazo estipulado para a conversão e fornecimento de energia verde é de até 120 dias.

A partir dos documentos enviados, será feita uma análise do perfil de consumo para que seja oferecida a melhor solução. Após essa análise, serão encaminhadas propostas de desconto no preço da energia. Isso pode variar dependendo da disponibilidade de usinas de fontes de energia renovável em cada região.

O preço é menor porque a energia que será oferecida é gerada por parceiros do programa da Heineken que a produzem por meio de painéis solares, pequenas centrais hidrelétricas e biogás. São empreendimentos que geralmente produzem eletricidade para consumo próprio e disponibilizam o excedente para a rede. Esse é o conceito de geração distribuída.

O custo de produção é mais baixo também pelo uso de tecnologias mais modernas e produtivas, pela eficiência dos equipamentos e pelos custos otimizados.

Além disso, vários estados estão isentando, com cortes de tributos, a geração de energia renovável.

A energia continua a chegar à casa do consumidor por meio da empresa distribuidora atual, que continua a ser responsável pelo fornecimento 100% do tempo.

"A geração distribuída já é uma realidade na Europa e nos Estados Unidos, onde os consumidores têm a opção de escolher formas sustentáveis de abastecimento de energia. Aqui no Brasil, o formato está se consolidando e por isso estamos felizes por conseguir, junto a parceiros, atuar ativamente como facilitadora desse movimento pioneiro", declara Gabriel D’Angelo Braz, diretor de Marketing da Heineken no Brasil.

A ideia é que pequenas ações realizadas pelos consumidores, quando somadas, terão impacto significativo no meio ambiente. "Acreditamos que esse projeto pode estimular atitudes individuais que colaborem para a transformação dos municípios em cidades mais sustentáveis", afirma Ornella Vilardo, gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil.

BARES E RESTAURANTES PRIMEIRO

O projeto Heineken Energia Verde teve início no ano passado com foco em bares e restaurantes parceiros da marca, que se beneficiam com descontos que podem chegar a 40% na conta de energia elétrica.

"Estamos usando a mesma estrutura para abrir o programa para pessoas físicas, ou seja, levar a energia renovável para dentro da casa das pessoas", diz Braz.

O programa faz parte da plataforma de sustentabilidade e cultura Green Your City, lançada pela Heineken no ano passado com ações em três pilares: cidades mais verdes, economia circular e consumo responsável.

O objetivo da empresa é incentivar uma nova forma de consumir, mostrando os benefícios do uso da energia limpa. O aquecimento global é uma realidade, e o uso cada vez maior de fontes renováveis é essencial para os esforços de mitigação das mudanças climáticas.

A companhia conhece tais benefícios na prática porque, desde 2020, produz e engarrafa cervejas em suas fábricas utilizando energia 100% verde. As cervejarias de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP) e Ponta Grossa (PR) operam totalmente com fontes renováveis. A unidade de Jacareí (SP) passará a utilizá-las integralmente em 2023.

"A formatação da energia verde é garantida em contrato individual do consumidor diretamente com o gerador de energia verde, onde é apontado um relógio que injeta energia no sistema e no relógio do cliente que consome energia", explica Braz.

A disponibilidade do serviço ocorre de forma gradual pelo país. Atualmente, podem solicitar inclusão no programa moradores de Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e São Paulo (CPFL Paulista).

Os demais estados devem ser incluídos entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro de 2023. Ao fazer o cadastro, se aparecer uma mensagem informando que o serviço ainda não está disponível em sua região, é possível fazer um pré-cadastro para acompanhar a chegada do projeto.

A Heineken acredita em uma grande adesão ao programa entre os consumidores residenciais, assim como acontece no comércio. Entre bares e restaurantes, a meta é atingir 50% dos estabelecimentos em 19 capitais brasileiras até 2030.

MARCA HEINEKEN MIRA SUSTENTABILIDADE EM TRÊS EIXOS

Plataforma Green Your City tem por objetivos promover de forma colaborativa cidades mais verdes, economia circular e consumo responsável

O programa de geração distribuída Heineken Energia Verde é parte de uma iniciativa ampla voltada a iniciativas mais sustentáveis dentro da plataforma Green Your City. Lançada no ano passado, inclui ações em três eixos: cidades mais verdes, economia circular e consumo responsável.

"É um movimento da marca para ressignificar o espaço urbano de forma colaborativa e responsável", afirma Gabriel D’Angelo Braz, diretor de Marketing da Heineken no Brasil. "Acreditamos na sustentabilidade como uma construção conjunta da indústria e da sociedade", acrescenta.

Na plataforma estão inseridos o uso de energias renováveis em algumas das cervejarias da companhia e o incentivo à utilização de energia verde também entre comerciantes e consumidores.

"A marca Heineken terá papel fundamental dentro do Grupo HEINEKEN no Brasil para alavancar metas da companhia, como a neutralização das emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2040", declara Ornella Vilardo, gerente de Sustentabilidade da companhia.

A utilização de energias renováveis será ampliada aos centros de distribuição da empresa e aos veículos da frota. A ideia é usar apenas empilhadeiras elétricas até 2025. No ano passado, foram iniciados testes com caminhões elétricos em São Paulo e Salvador.

EMBALAGENS RETORNÁVEIS

As medidas vão além da energia. A empresa assumiu o compromisso de alcançar 100% de circularidade das embalagens em bares e restaurantes até 2025. Para o varejo em geral, a companhia firmou parcerias com cerca de 200 cooperativas de catadores para estimular o uso de material reciclável, como as latas de alumínio. São ações que se inserem no conceito de economia circular.

A boa gestão de recursos hídricos é outra preocupação. A cervejaria Heineken reduziu o uso de água em suas fábricas em 36% desde 2010. "O nosso papel é mostrar que nós mudamos a nossa forma de produzir", diz Braz. Ele avalia que o exemplo pode incentivar outros a também mudarem padrões.

Na área de consumo responsável, a companhia promove iniciativas para estimular mudanças de comportamento em relação ao consumo excessivo de álcool.