Sabor de Heineken, só Heineken

Cervejaria revela os segredos de seu sabor único, que faz dela a preferida dos brasileiros

Cervejaria da Heineken de Jacareí (SP)

Cervejaria da Heineken de Jacareí (SP) Heineken/Divulgação

Quais os segredos que fazem com que uma cerveja seja a líder no segmento premium, mantenha sabor e aroma únicos e seja uma referência no mercado? A Heineken resolveu revelá-los na Inside The Star Experience, que acontece em uma de suas cervejarias no Brasil, em Jacareí (SP), e pode ser visitada por maiores de 18 anos mediante agendamento. Alguns pontos são básicos: a qualidade do puro malte (a cerveja é feita apenas com malte, lúpulo e água, sem aditivos), a garrafa verde e métodos de produção.

Em 2010, quando a Heineken começou a investir maciçamente no Brasil, o puro malte era um conceito que engatinhava entre as cervejarias industriais. E o líquido era envasado normalmente em garrafas marrons ou transparentes. O cenário mudou, mas o sabor da Heineken continua único. Quais seriam as outras razões?

"Estamos mostrando quais são os outros elementos que fazem a Heineken ser quem ela é", afirma Mauricio Giamellaro, CEO do Grupo Heineken Brasil. Segundo Giamellaro, são três particularidades na produção: utilização da levedura tipo A; fermentação em tanques horizontais; e processo produtivo de longa duração. Além disso, explica o CEO, a marca investe em um forte posicionamento a favor da sustentabilidade e da conservação do meio ambiente.

A levedura tipo A é um dos principais componentes que fazem a Heineken ter sabor e aroma únicos. Foi desenvolvida há 150 anos (em 1873), quando a Heineken nasceu.

Já os tanques horizontais (uma exclusividade da Heineken) são grandes reservatórios pelos quais a cerveja passa durante o processo de fermentação. Nas outras cervejarias, são construídos na vertical, porque ocupam menos espaço e são mais econômicos. Mas a Heineken faz questão dos horizontais porque fazem com que a levedura A trabalhe de maneira mais tranquila, sem sofrer tanta pressão. E o processo produtivo tem a sua longa duração sempre respeitada. Sem pressa.

MAIOR MERCADO NO MUNDO

Todo o processo dá origem a um produto que o brasileiro mais do que aprovou. A Heineken atua em 192 países de todos os continentes. Mas o Brasil é hoje o país que mais a consome no planeta. É também o que mais produz Heineken no mundo. Além disso, em pesquisa da Kantar divulgada no início de 2023, a Heineken foi eleita pelo segundo ano consecutivo a marca de cerveja mais amada pelos brasileiros. "A marca explodiu no Brasil quando o país experimentava uma ‘premiunização’ das categorias de produtos e serviços. Aí a Heineken chega com um produto que é diferente, premium, entrega junto um lifestyle envolvente. E, o mais importante: da boca para dentro, é um produto excelente", explica Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da Heineken no Brasil. "Temos muito orgulho de dizer que o brasileiro hoje toma uma cerveja muito melhor do que tomava antes da chegada da Heineken. O brasileiro resolveu testar, tomou uma, duas vezes, e aí mudou o seu paladar. Hoje o padrão de qualidade é a Heineken", complementa Giamellaro.

Tão importante quanto o sabor e a qualidade da Heineken é o seu posicionamento ambiental. A "energia verde" (limpa) é, também, um ingrediente fundamental para a marca. Em 2020, a produção de Heineken no Brasil começou a ser feita com energia 100% renovável em três cervejarias, nas cidades de Araraquara (SP), Ponta Grossa (PR) e Alagoinhas (BA). Até o final deste ano, a unidade de Jacareí (SP) também entrará nessa lista.

A Heineken criou ainda a plataforma de sustentabilidade e cultura chamada Green Your City, que impulsiona iniciativas nas cidades do país. Uma delas foi o Heineken Floating Bar, no rio Pinheiros, em São Paulo. O lucro da operação está sendo revertido para ações que contribuem com a melhoria do rio e de seu entorno, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. "Muitas vezes não é fácil entender o que é a sustentabilidade, como ela funciona. Para nós é tornar o negócio sustentável no longo prazo, com a participação de todos os atores. Por isso, queremos discuti-la dentro de uma plataforma que reúne ainda cultura e entretenimento", conta Beatrice Jordão, gerente sênior de Marketing da Heineken no Brasil.

A plataforma Green Your City tem metas de sustentabilidade. Quatro delas são: a utilização de energia limpa em 50% dos pontos de venda; o incentivo ao consumo responsável; 80% das embalagens de vidro da Heineken serem circulares até 2030; implantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030.

Acesse insidethestar.heinekenbrasil.com.br/ e agende sua visita

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*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha