Igreja Maranata trabalha com maior exército de voluntários do Brasil

Milhares de membros atuam em diversas áreas, contribuindo para o crescimento da igreja

O voluntariado é um dos pilares fundamentais que sustentam a Igreja Cristã Maranata (ICM). Seus membros atuam em diversas áreas, desde a limpeza dos templos até a assistência social, sempre movidos pela fé e pelo desejo de servir. Essa dedicação tem sido fundamental para o crescimento e a expansão da igreja, tanto no Brasil quanto no exterior.

Fundada em 1968 por um grupo de 12 pessoas que frequentavam a Igreja Presbiteriana, em Vila Velha, no Espírito Santo, hoje a instituição está presente em 5 continentes, em mais de 100 países, com mais de 5.000 templos e 60 Maanains.

Os Maanains são espaços utilizados para transmissão do ensino da doutrina revelada pelo Senhor. O primeiro deles, o Maanaim de Domingos Martins, fundado na década de 70, está localizado em um sítio no meio da Mata Atlântica, na região de Domingos Martins, a 40 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo, estado de origem da ICM. Conhecido como "Cidade Maanaim", ele tem capacidade para eventos com até 4.000 pessoas, incluindo espaço para hospedagem e alimentação.

.
Uma equipe técnica voluntária cuida da transmissão de TV, rádio e internet na ICM - Igreja Cristã Maranata/Divulgação

Para que esses eventos aconteçam com sucesso, a ICM conta com um verdadeiro exército de voluntários, muitos vindos de outros estados para ajudar. Somente para manter essa estrutura do Maanaim Domingos Martins funcionando nos seminários realizados a cada 15 dias e feriados são necessárias cerca de 40 equipes e 300 voluntários, para atender uma média de 3.000 pessoas.

Essas equipes se dividem em funções como limpeza, hospedagem, cozinha, operação de som, transmissão na TV, posto médico e bombeiros civis.

.
O posto médico da Maranata é atendido por voluntários de diversas áreas da saúde - Igreja Cristã Maranata/Divulgação

Tenente do Corpo de Bombeiros Militar há 30 anos, o pastor Elias Teodoro Beltrame tem mais anos de voluntariado do que de emprego formal. Antes de entrar na corporação, já atuava como bombeiro civil na brigada de incêndio da ICM. Ele conta que atua no Maanaim Domingos Martins há 33 anos.

Atuando como coordenador da brigada de incêndio, Beltrame destaca a ampla gama de atividades desenvolvidas pela equipe, que vão desde a prevenção de incêndios e acidentes até serviços como primeiros socorros, captura de animais e poda de árvores. "A equipe de bombeiros voluntários é composta por profissionais de diversas áreas, como saúde, administração e até mesmo da Polícia Militar, oriundos de diferentes regiões do país", afirma.

Segundo Beltrame, as equipes são treinadas para atuar em diversos Maanains, sendo alocadas de acordo com as demandas de cada evento.

.
As equipes de brigadistas são treinadas para atuar em diversos Maanains - Igreja Cristã Maranata/Divulgação

Além da pregação religiosa, a Maranata promove uma série de ações nas áreas social, educacional e ambiental. Um exemplo são as missões de auxílio a populações carentes na Amazônia e no sertão nordestino, que ocorrem duas vezes por ano, com atendimento médico e dentário. Outro são as ações educativas para crianças nas áreas de ecologia, saúde, prevenção de acidentes domésticos e outras. Há ainda, escola de ensino fundamental; geração de energia solar em suas instalações; tratamento e reúso de água, com um milhão de litros reaproveitados em cada encontro no Maanaim Domingos Martins; projeto de reflorestamento; e disponibilização de locais e pessoal para vacinação.

Para ser voluntário na ICM, é preciso ser membro ativo da igreja. Voluntários em seminários têm benefícios como isenção de inscrição, hospedagem, alimentação e transporte. Eles recebem treinamento específico, são acolhidos e designados para equipes. As vagas são limitadas e definidas pelos líderes das equipes com duas semanas de antecedência.

A cada seis meses, a ICM organiza a Missão Amazônia, um projeto que leva serviços médicos e odontológicos gratuitos às comunidades ribeirinhas do Pará, com foco na região oriental do estado. Os voluntários, com base em Marabá, oferecem atendimento médico e palestras para a população local.

No Maanaim Domingos Martins também há uma equipe de saúde. São cerca de dez profissionais que estão sempre prontos para atender os participantes dos eventos. A unidade conta com ambulatórios, salas de repouso e uma ambulância para casos de emergência, garantindo a segurança de todos.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha