Ilhabela ganha selo de segurança e vira paraíso do trabalho remoto

Com ótima infraestrutura hoteleira e de serviços, cidade é destino para o anywhere office, o escritório que pode ser em qualquer lugar

Secretaria do Turismo

A pandemia mudou a vida e a maneira de trabalhar de todo mundo e acabou antecipando várias tendências: uma delas é o home office. Uma pesquisa realizada pela consultoria Betania Tanure Associados com 359 empresas brasileiras indicou que quase metade delas adotou o trabalho em casa como resposta direta à disseminação do coronavírus no país.

A evolução do mundo digital está modificando os métodos de trabalho: com um notebook e uma boa rede wi-fi, é possível realizar a maioria das tarefas profissionais, incluindo reuniões virtuais. Essa facilidade de conexão com a internet possibilitou o surgimento de um novo conceito: o anywhere office.

Em uma tradução literal para o português, o termo quer dizer “escritório em qualquer lugar” e exemplifica bem o que significa. Afinal, por que limitar o ambiente de trabalho a sua casa? Por que não expandir fronteiras e trabalhar em qualquer lugar? Esse é o conceito de anywhere office. Mais do que uma adaptação por conta da pandemia, trata-se de um novo modelo dentro da cultura de trabalho flexível. Trata-se do futuro do trabalho aqui e agora.

Ciente dessa tendência que virou realidade, a Secretaria de Turismo de Ilhabela acaba de lançar a campanha Anywhere Office. Ilhabela é o único município-arquipélago marinho brasileiro, localizado no litoral norte de São Paulo, a 135 quilômetros da capital.

A cidade, que sempre foi destino turístico disputado por conta de suas praias e da natureza exuberante, vem despontando como destino de preferência desses profissionais que preferem viver uma nova experiência de trabalho.

Na ilha, as pessoas encontram tranquilidade para focar seus projetos e uma qualidade de vida difícil de obter nos grandes centros. Trabalhar próximo à natureza e desfrutando do conforto oferecido pela rede hoteleira é um passaporte para mais inspiração, novas conexões, novos insights, novas experiências. Nesse cenário, aumentam as chances de o trabalho se tornar ainda mais produtivo.

O resultado é o aumento exponencial da qualidade de vida. Imagine poder começar o dia caminhando ou pedalando na orla, antes da primeira reunião de trabalho, e, no final da tarde, ter a chance de dar um mergulho no mar.

Equilíbrio físico e mental

Desde o início da pandemia, os especialistas em saúde física e mental têm destacado a importância de as pessoas estabelecerem uma rotina, com horário para dormir e acordar, para começar e terminar de trabalhar, para fazer as refeições e para se conectar com a família.

A prática de atividade física, se possível ao ar livre, é ponto fundamental para o equilíbrio, não apenas nesse momento. Muito mais do que queimar calorias, se exercitar ajuda a manter a imunidade em alta, reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar a qualidade do sono e aumentar a energia e o bem-estar.

Caminhar na praia, pedalar, nadar no mar, passear com o cachorro ou simplesmente contemplar o pôr do sol: a vida no litoral estimula essa rotina saudável.

Estudos comprovam que a proximidade com a natureza reduz a concentração de cortisol (o hormônio do estresse) no sangue, diminui a frequência cardíaca, reduz a ansiedade e promove o relaxamento. As pesquisas revelam ainda que caminhar em uma área verde ajuda a estabilizar a pressão arterial e a fortalecer a imunidade das pessoas.

Paraíso ecológico

Ilhabela é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo. Entre as belezas naturais estão o Parque Estadual de Ilhabela, as praias, cachoeiras, trilhas e a rica vida marinha, que atrai mergulhadores de todo o Brasil.

São mais de 40 praias, dezenas de cachoeiras, 390 espécies de aves, 11 espécies de baleias e golfinhos e um conjunto montanhoso com 84% de mata atlântica preservada. Com uma orla de aproximadamente 130 quilômetros de extensão, Ilhabela possui uma das mais interessantes paisagens da costa brasileira, com os mais altos picos do litoral paulista.

Selo Safe Travels

Ilhabela recebeu em março o selo Safe Travels de segurança global, projetado pela World Travel & Turism Council (WTTC) para os viajantes reconhecerem destinos e empresas em todo o mundo que adotam os protocolos padronizados globais de saúde e higiene contra a pandemia de coronavírus.

Com esse selo, o arquipélago se juntou a outros destinos brasileiros, como Salvador, Florianópolis e Rio de Janeiro, e internacionais, como Mônaco, Barcelona e Paris.

Protocolos contra pandemia

Desde o início do ano, Ilhabela tem realizado diversas ações que reforçam os cuidados de prevenção ao coronavírus. Isso inclui espaços especiais para testes e detecção da Covid na população, aumento de frotas de ônibus em horários de pico e redução da ocupação nos veículos (proibindo passageiros de viajar em pé), limpeza e desinfecção diária dos pontos de ônibus e locais públicos e exigência da apresentação do teste RT-PCR negativo na entrada da balsa em finais de semana e feriados.

É exigido o uso de máscaras em locais públicos e estabelecimentos comerciais, que devem seguir protocolos de higiene com álcool em gel 70% disponível aos clientes e ocupação reduzida. As normas de funcionamento de serviços não essenciais seguem as regras do Plano do Governo do Estado de São Paulo, além de decretos municipais atualizados constantemente.