Psoríase é tema de live com Kelly Key e especialistas

Especialistas esclarecem as principais dúvidas sobre a doença e também sobre a artrite psoriásica

A psoríase é uma condição que impacta a vida de mais de 125 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Psoríase Brasil. Três milhões destes pacientes estão no Brasil, de acordo com o estudo APPISOT. Apesar do alto número de casos, muitas pessoas não recebem o diagnóstico correto no tempo adequado e há muita desinformação sobre a doença e formas de tratá-la.

No Dia Mundial da Psoríase, o Estúdio Folha, em parceria com a farmacêutica Janssen, realizou uma live que abordou os sinais e sintomas, diagnóstico e principais formas de lidar com a psoríase e a artrite psoriásica. A conversa teve a participação da cantora Kelly Key, que convive com a psoríase, da médica Mayra Ianhez, professora de Dermatologia da Universidade Federal de Goiás, e de Rafael Tomaz, dermatologista e gerente-médico de dermatologia da Janssen. A live pode ser vista no site da site da Folha e no YouTube.

Conversa terá a participação da cantora Kelly Key, que convive com a psoríase, a médica Mayra Ianhez e Rafael Tomaz, gerente-médico de dermatologia da Janssen
Conversa terá a participação da cantora Kelly Key, que convive com a psoríase, a médica Mayra Ianhez e Rafael Tomaz, gerente-médico de dermatologia da Janssen - Divulgação

Kelly Key foi diagnosticada com psoríase no ano passado, durante uma temporada em Portugal. As lesões chegaram a tomar quase 50% do seu corpo – ela afirma que lidou com a desinformação, preconceito e dificuldade em encontrar o tratamento adequado. Hoje, com o auxílio de terapias corretas para seu caso, ela afirma já estar recuperada e decidiu falar abertamente sobre a doença nas redes sociais como uma forma de ajudar com que mais pessoas conheçam a psoríase e, ainda, quebrar preconceitos.

Além das lesões na pele, a psoríase pode afetar as articulações, causando a artrite psoriásica, e estar relacionada a outras comorbidades, como doenças cardiovasculares (hipertensão, dislipidemia), síndrome metabólica (obesidade, diabetes) e gastrointestinais (doença de Crohn e retocolite ulcerativa). Se não tratada de maneira adequada, pode impactar de forma significativa a qualidade de vida, além de poder repercutir na saúde mental dos pacientes, inclusive se associar à ansiedade e à depressão, como mostra um estudo feito na Umea University, na Suécia.

Os especialistas falaram sobre os principais sintomas e estigmas que os pacientes com psoríase enfrentam, explicando sobre os cuidados necessários e esclarecendo o que o SUS (Sistema Único de Saúde) e a Saúde Suplementar disponibilizam para o indivíduo.

SERVIÇO:

Live: "Psoríase e artrite psoriásica: diagnóstico e tratamento"

​Onde assistir: Folha.com e YouTube (TV Folha)

Para mais informações acesse: www.transformeapsoriase.com.br

1AMA Dermatology. Association of Skin Psoriasis and Somatic Comorbidity With the Development of Psychiatric Illness in a Nationwide Swedish Study. 2020. https://jamanetwork.com/journals/jamadermatology/article-abstract/2766771