Seminário discute como produzir alimentos e energia limpa

Especialistas debatem como a produção agrícola será capaz de alimentar uma população crescente e, ao mesmo tempo, garantir a oferta de energias renováveis

Seminário discute como produzir alimentos e energia limpa

Seminário discute como produzir alimentos e energia limpa Unsplash

Como alimentar uma população crescente que, segundo estimativas da ONU, deve chegar a aproximadamente 10 bilhões de pessoas em 2050 e, ao mesmo tempo, garantir a oferta de energia limpa e renovável? A produção agrícola é essencial para as duas demandas, mas a disponibilidade de recursos é limitada.

Quais são as estratégias necessárias para alcançar o equilíbrio entre produção de alimentos e de energia sem aumentar as áreas de agricultura e pecuária, e ainda tornar o agronegócio cada vez mais moderno e sustentável?

É o que vai discutir o Seminário Alimentos e Energia, uma iniciativa da JBS, empresa global de alimentos, em parceria com o Estúdio Folha, o ateliê de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo.

ASSISTA ABAIXO:

O seminário terá dois painéis. O primeiro, com o tema Cenários e Perspectivas, vai reunir os especialistas João Dornellas, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) e presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar do Estado de São Paulo (Consea/SP); Daniel Furlan Amaral,economista-chefe da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove); e Eduardo Assad, ex-pesquisador da Embrapa e professor do curso de mestrado profissional em agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O segundo painel, Caminhos e Soluções, discutirá estratégias e tecnologias para melhorar a produtividade das áreas plantadas e da pecuária, em equilíbrio com o meio ambiente. Terá como debatedores Maria Paula Bibar, gerente de sustentabilidade da JBS Brasil; Juliana de Lavor Lopes, diretora de ESG, Comunicação e Compliance da Amaggi; Sérgio Raposo de Medeiros, pesquisador da área de nutrição animal da Embrapa e membro do Centro de Inteligência da Carne Bovina da Embrapa Gado de Corte e do Conselho Científico Agro Sustentável; e Luciano Rodrigues, diretor de economia e inteligência setorial da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).

SERVIÇO

O QUE: Seminário Alimentos e Energia

Quando: 29/3, às 9h30

Como assistir: Folha.com ou canal da Folha no YouTube

Acesse e se inscreva para ser lembrado minutos antes do evento