A importância de escolher o melhor sabonete para bebês

Sabonete líquido de glicerina de JOHNSONS® é 100% livre de álcool, sulfatos e corantes; produtos da marca têm até 99% de ingredientes de origem natural

.

A pele do bebê é 30% mais fina que a do adulto e, por isso, merece atenção especial Divulgação

O banho do bebê é um momento muito especial, principalmente para o fortalecimento do vínculo com a criança. Diante da fragilidade do recém-nascido, é comum surgirem dúvidas na hora de escolher os produtos mais adequados para a higiene infantil.

"A pele é um órgão que desempenha várias funções essenciais, incluindo a proteção, a vigilância imunológica, a regulação da temperatura corporal e da perda de fluidos corporais. A pele do bebê é ainda mais complexa, por ser 30% mais fina que a do adulto e, por isso, merece atenção especial", afirma Sarah Santos, cientista especializada em produtos infantis da Kenvue no Brasil, detentora de JOHNSON’S®, marca com 125 anos de história e que é referência em cuidados infantis.

Santos explica que os bebês contam com menor quantidade e tamanho das glândulas sebáceas. "Essas glândulas são responsáveis por produzir os óleos naturais na pele, que ajudam a mantê-la hidratada e protegida. Com menos e menores glândulas, a pele dos bebês é mais permeável à perda de umidade para o ambiente, o que pode causar ressecamento."

Até o primeiro ano de vida, a pele continua em formação e está se adaptando ao ambiente externo, o que a torna mais sensível. Por isso, é fundamental escolher com atenção o tipo de sabonete que pode ser usado no banho do bebê. O sabonete líquido, por ficar protegido dentro da embalagem, é mais seguro para evitar o contato com bactérias do ambiente. Mas não é só isso. "Nesta fase, a barreira protetora da pele ainda está em desenvolvimento. Assim, é importante colocar na rotina do bebê produtos suaves e que não agridam a pele, priorizando o uso de sabonete líquido livre de álcool, sulfatos e corantes", diz.

Seguro desde o primeiro dia de vida, o sabonete líquido de glicerina de JOHNSON’S® é o único* 100% livre de álcool, sulfatos e corantes. Além disso, é hipoalergênico e dermatologicamente testado e tem o pH ideal para a pele do bebê. Outro diferencial é a tecnologia micelar, que promove uma limpeza suave.

"A escolha dos produtos utilizados nos bebês precisa ser criteriosa: eles devem ter o mínimo possível de ingredientes para que sejam seguros e minimizem o risco de irritação cutânea", diz Santos. Ciente disso, JOHNSON’S® desenvolveu o sabonete líquido de glicerina com apenas 13 componentes na fórmula, contra 28 componentes presentes na maioria dos produtos oferecidos no mercado.

A cientista destaca que, na escolha dos produtos usados na pele dos bebês, o ideal é priorizar fórmulas que priorizem ingredientes de origem natural. JOHNSON’S® é a marca número 1 em cuidados com bebês e crianças*. "A missão de JOHNSON’S® é trazer os maiores padrões de qualidade em produtos para bebês, portanto, a transparência nos ingredientes é fundamental. Por isso, comunicamos de forma simples e clara as fórmulas de nossos produtos, que são puras e suaves, com 99% de ingredientes de origem natural* em xampus, condicionadores, sabonetes líquidos e loções", diz Daniela Campello, head de marketing das marcas infantis da Kenvue no Brasil.

NOVA CAMPANHA

.
Campanha quer incentivar mães, pais e cuidadores a prestarem mais atenção no rótulo dos produtos - Johnson's/Divulgação

Se a pele do bebê merece atenção especial, o que fazer para incentivar mães, pais e cuidadores a se preocuparem com os ingredientes usados em produtos de higiene para criança? A resposta é conhecimento. JOHNSON’S®, marca mais lembrada em cuidados para bebês segundo o prêmio Folha Top of Mind 2023, lançou recentemente a campanha "Nananinanão".

A iniciativa tem o objetivo de incentivar a leitura dos rótulos dos produtos usados nos bebês e crianças e conscientizar o público, de uma forma leve e divertida, sobre a importância do cuidado com os ingredientes para a pele dos pequenos.

.
Linha infantil de JOHNSON'S® não contém álcool, sulfatos e corantes - Divulgação

A marca chama a atenção para a presença de substâncias como sulfatos, álcool e corantes na composição de sabonetes líquidos, que podem provocar irritações e alergias na pele dos bebês. A intenção é orientar as famílias a dar preferência a produtos sem esses ingredientes e que sejam hipoalergênicos, ou seja, desenvolvidos considerando as especificidades da pele dos bebês.

"Há décadas, somos pioneiros em pesquisas para compreender melhor as necessidades específicas da pele e dos cabelos dos bebês. Nossa paixão e expertise no assunto é tamanha que cerca de 90% de toda a pesquisa científica sobre a pele do bebê é realizada por JOHNSON’S®", explica Sarah Santos. "A ciência está por trás de cada um dos nossos produtos suaves e delicados, que superam os mais altos padrões de segurança do mercado", conclui.

*Entre 80% do mercado e em toda a linha de sabonetes líquidos

*Calculado conforme ISO 16128, considerando todo portfólio de JOHNSON'S®️

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha