ENTREGA RÁPIDA E DESCOMPLICADA

Com uma grande variedade de veículos, a plataforma Lalamove oferece soluções seguras e econômicas que facilitam o dia a dia de pequenas e grandes empresa

Uma moto para entregar documentos, um carro para transportar caixas de frutas e um carreto para os eventos infantis. Para cada necessidade, Patrícia Siciliano, responsável pelo setor de compras da Aviva Desenvolvimento Infantil, rede de escolas de São Paulo, precisava acionar uma empresa diferente, tendo de lidar com orçamentos e prazos sempre variados e nem sempre vantajosos.

A conexão entre as cinco unidades da rede, no entanto, ficou mais fácil e barata quando começou a trabalhar com a Lalamove, plataforma digital que oferece soluções de entregas para pessoas físicas e empresas dos mais variados tamanhos. "Fazemos vários eventos durante o ano, produzindo desde a comida até a decoração. Concentramos tudo no nosso escritório central e, hoje, diferentemente da logística anterior, é a Lalamove que faz toda a nossa distribuição", conta a responsável.

Por meio do aplicativo ou webapp, a Lalamove disponibiliza um serviço eficiente e simples de transporte de todo o tipo de mercadoria que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Pela plataforma, o cliente se conecta diretamente com motoristas parceiros distribuídos em 17 cidades em 15 estados do Brasil. O orçamento é disponibilizado na hora e o usuário tem a opção de rastrear todo o roteiro da busca e da entrega em tempo real.

"Empresas de todos os portes podem se beneficiar muito dessa logística descomplicada, rápida e a preços baixos"

Helena de Angelo e Lizo

Diretora-geral da Lalamove no Brasil

Para atender aos pedidos, estão disponíveis veículos como automóveis do tipo hatch e sedan, utilitários (vans e pequenos furgões) e carretos, fazendo entregas de itens de vários tamanhos. Motos com placas cinza (comuns) e vermelha (moto-frete) também estão disponíveis, oferecendo soluções ainda mais rápidas e de baixo custo.

Para Patrícia, essa variedade de veículos é uma das grandes vantagens da Lalamove. "Às vezes temos entregas menores, documentos e envelopes, por exemplo, e solicitamos uma moto por conta da agilidade. Quando é uma caixa, chamo um carro. Quando são objetos ou utensílios maiores, peço uma Fiorino. Se temos que mandar muita coisa para as unidades, como no caso da nossa festa junina, quando entregamos brinquedos, fogões e botijões de gás, chamo um carreto."

A possibilidade de realizar múltiplas entregas numa mesma corrida também simplifica o dia a dia. "Na Semana da Criança, montamos uma caixa com brinquedos para cada unidade e indicamos a rota para o motorista da Fiorino que, em uma saída, entregou nas cinco unidades. O fato é que facilitou bem, pois já não temos mais que desenvolver uma logística para cada evento, terceirizamos essa parte", diz.

Para Helena de Angelo e Lizo, diretora-geral da Lalamove no Brasil, a variedade de soluções oferecidas a preços acessíveis faz com que a empresa se diferencie no mercado. "Além disso, o acesso pelo aplicativo é fácil e rápido, o que descomplica a vida e o negócio do cliente", afirma.

"O fato é que facilitou bem, pois já não temos mais que desenvolver uma logística para cada evento. Terceirizamos essa parte"

Patrícia Siciliano

Aviva Desenvolvimento Infantil

ESTRUTURA E EFICIÊNCIA

Cliente há três anos, a Plugify, especializada no aluguel de equipamentos de tecnologia em São Paulo, é outra companhia que encontrou na Lalamove a solução para os seus problemas.

"Até 2019, a Plugify trabalhava com vários parceiros. A mudança foi motivada pelo fato de a Lalamove ser mais bem estruturada do que as concorrentes, com várias opções de veículos e soluções tecnológicas integradas", diz José Carlos Godoi, diretor de operações da Plugify.

Entre essas soluções está a disponibilização do API (Application Programming Interface), programa que permite a comunicação entre dois sistemas diferentes. "O API viabilizou a integração do nosso sistema de gestão com o aplicativo da Lalamove facilitando toda a operação."

APOIO A CLIENTES CORPORATIVOS

O apoio aos clientes corporativos é umas das questões centrais na operação da Lalamove, afirma a diretora-geral. "Além das empresas não precisarem mais manter frotas próprias, podem pagar pelos pedidos por meio de carteira virtual e receber recibos digitais. Clientes de grande porte contam, ainda, com suporte diferenciado e condições especiais de pagamento", diz.

Um exemplo é a Dimensão Express, empresa de entregas de São Paulo, que reduziu sua frota fixa e os custos, além da otimização da logística, desde que começou a trabalhar com a Lalamove, em 2021.

"Comecei com a plataforma em um momento crítico da empresa por conta da pandemia", explica Gledson Amorim, gerente operacional da Dimensão. "Muita gente estava em home office, sem sair de casa, e os pedidos de delivery aumentaram absurdamente. Ao mesmo tempo, minha mão de obra, que era fixa e contratada, foi saindo de cena por conta da covid", lembra.

“A parceria com a Lalamove ajudou nossa empresa a ficar no mercado. Caso contrário, teríamos quebrado”

Gledson Amorim

Dimensão Express

Foi nesse momento que Amorim conheceu a Lalamove e a parceria começou. "Isso ajudou nossa empresa a se manter no mercado. Caso contrário, teríamos quebrado por falta de funcionários."

A Dimensão transporta todo tipo de produtos, de pen drives a microondas, atendendo empresas de e-commerce e físicas, como redes de drogarias e de autopeças. "A parceria começou por necessidade, mas depois acabei fazendo um ajuste na frota para reduzir os nossos custos. Hoje, quando surge demanda extra, o que acontece normalmente um ou dois dias por semana, chamamos a Lalamove."

Segundo Helena, o objetivo da Lalamove é justamente ajudar o cliente a encontrar soluções adequadas para suas demandas por meio de diferentes tipos de serviços. "Empresas de todos os portes podem se beneficiar – e muito – dessa logística descomplicada e rápida sem ter necessariamente de pagar mais caro por isso."