Passageiros frequentes da LATAM Airlines devem ter percebido melhorias nas plataformas digitais da companhia aérea no ano de 2018. Desde então, novidades digitais vêm sendo implementadas, com destaque para o Menu Minhas Viagens.
O Menu Minhas Viagens reúne em um único espaço do site latam.com.br e do aplicativo LATAM todos os serviços úteis para o passageiro. Com facilidade e autonomia, o viajante consegue adquirir bagagens, comprar Assento LATAM+, alterar passagens, realizar check-in, receber seu cartão de embarque diretamente em seu celular e antecipar ou adiar voos no mesmo dia.
"Fizemos um grande investimento financeiro e de tempo para proporcionar esta melhoria, tão importante em um setor em que a tecnologia é tão fundamental. Além disso, facilidades que o Menu Minhas Viagens proporciona vão de encontro com a expectativa dos clientes a respeito de nossos serviços", diz Daniel Aguado, gerente sênior de comunicação e marketing da LATAM Airlines no Brasil. A transformação de comportamento foi sinalizada pelos clientes por meio de pesquisas e observações.
"A missão da LATAM Airlines é levar um sonho ao seu destino, e isso vai além do avião e da operação do aeroporto. Existe uma outra face do negócio que é a experiência digital, que acompanha o desenvolvimento tecnológico do momento e faz a diferença na entrega de uma experiência de viagem positiva aos clientes. Queremos transportar mais pessoas e que elas vejam aviação como algo extremamente acessível, a tecnologia é uma ferramenta para isso", explica.
A tecnologia oferecida pela companhia permite que o passageiro tenha controle total de sua viagem, desde a compra do bilhete até o acesso ao Wi-Fi dentro da aeronave, passando pelo check-in, embarque e alterações no voo. É justamente nesse momento intermediário, entre a reserva e as nuvens, que o Menu Minhas Viagens faz a diferença. "O passageiro passa a ter uma experiência autônoma de forma eficiente, sem a necessidade de nos contatar pessoalmente", explica Aguado. Na prática, a principal vantagem é evitar filas no aeroporto e ligações por telefone para a central de atendimento.
O Menu Minhas Viagens foi desenvolvido especialmente para viajantes a trabalho. "É uma característica do nosso mercado que o passageiro que viaja a trabalho tenha altíssima frequência de voo, com 50 a 60 viagens por ano. É um passageiro muito experiente, aderente das novas tecnologias e que busca não perder tempo em interlocuções que não vê muito sentido", diz Aguado. Além de valorizar agilidade, o viajante frequente é público-alvo da customização, incluindo os serviços de sua preferência com facilidade, como o serviço de despacho de bagagens ou optando por Assento LATAM+, dependendo da ocasião da viagem. Além disso, a ferramenta também é bem recebida pelos viajantes pouco frequentes, que voam apenas uma ou duas vezes ao ano, mas que também podem usufruir das vantagens do Menu Minhas Viagens. O sistema é fácil de usar, com navegação intuitiva e livre de burocracias.
A LATAM Airlines tem notado grande aceitação desde o lançamento do Menu Minhas Viagens. "Para nós, foi um desafio, mas o cliente está sentindo como uma evolução natural", conclui Aguado.