VOE PARA O PERU

Navegue o rio Amazonas em barco de luxo a partir de Iquitos

Barco Aqua
Barco de passeio pelo rio Amazonas

Às margens de um afluente secundário do Amazonas e rodeada pelos rios Itaya e Nanay, Iquitos, uma das cidades mais exóticas do Peru, emerge quase como uma ilha. Também conhecida como a "capital da Amazônia peruana", é o ponto de partida para explorar as maravilhas da selva em barcos de muitas mordomias e poucas suítes, geralmente com paredes de vidro para ver a paisagem sem mesmo sair na cabine. As mais luxuosas têm extravagâncias como piscinas de hidromassagem privativas. São viagens exclusivas que unem aventura a luxo extremo, que incluem sofisticados jantares assinados por chefs peruanos premiados e harmonizados com ótimos vinhos sul-americanos.

Cenário do filme Fitzcarraldo, de Werner Herzog, a cosmopolita Iquitos é tão especial quanto a flora e a fauna que a rodeiam. No começo do século 20, a chamada "febre da borracha" trouxe fama e prosperidade. Em seus tempos áureos, chegou a abrigar colônias de portugueses, espanhóis, judeus, chineses e teve até nove consulados. Seu bonito calçadão recheado de mansões coloniais dos barões da borracha é o legado desta era, assim como os edifícios de ares europeus espalhados pelo centro. Apesar de isso tudo já valer a viagem, visitantes do mundo inteiro chegam a este que é o principal porto fluvial da região, com o objetivo de seguir viagem. Afinal, Iquitos é a porta de entrada da floresta.

Lugar não falta para que estes barcos luxuosos levem seus passageiros para cantinhos onde a floresta parece estar ali somente para eles. O grande trunfo de Iquitos é estar próxima à Reserva Nacional Pacaya Samiria, a maior área de bosque úmido tropical inundável da Amazônia Peruana, com uma extensão superior a 2 milhões de hectares. Aqui é possível acampar entre palmeiras e orquídeas, e topar com espécies ameaçadas como o peixe-boi ou o boto-cor-de-rosa, além de milhares de outras que transitam felizes junto a comunidades nativas.

Barco da Aqua Expeditions em Iquitos

As duas estrelas deste universo de barcos de luxo são a Aqua Expeditions e a Delfin Amazon Cruises. A primeira hoje opera o Aria Amazon, barco de design arrojado, que leva até 32 passageiros e 24 tripulantes, sendo 4 deles guias naturalistas. As 16 cabines têm paredes inteiras de vidro e o menu é assinado por Pedro Miguel Schiaffino, do limenho Malabar, que está entre os 50 melhores restaurantes da América Latina, segundo o ranking 50Best. A novidade da empresa é o novo Aria Nera, que vai estrear em outubro de 2020. Ainda mais luxuoso, serão 20 suítes para 40 passageiros, mesmo número de funcionários. Ambos fazem cruzeiros de 3, 4 e 7 noites.

Já a Delfin Amazon Cruises opera 3 barcos, que levam o selo da Relais & Chateaux. O Delfin 1 tem apenas 4 suítes imensas -duas delas com piscinas de hidromassagem privativas. Os outros dois são maiores, com 14 e 22 suítes. A empresa faz cruzeiros de 3 e 4 noites.

Há outras companhias com produtos semelhantes e independentemente do barco escolhido, são viagens de aventura. Os visitantes devem estar preparados para pular da cama e ver a floresta acordando, encontrar de sapos venenosos a filhotes de anacondas, observar macacos e pescar piranhas. Para, depois de um dia intenso, refastelar-se com massagens, drinques ao pôr do sol e jantares de 5 etapas. Em sistema all inclusive, estes tipos de cruzeiros incluem todas as atividades, refeições e bebidas (inclusive alcoólicas), a preços nada modestos, que vão de 925 a 1.450 dólares por pessoa, por noite de viagem.

COMO CHEGAR DE LATAM

A LATAM tem voos diretos para Iquitos desde Cusco e também da capital Lima, a porta de entrada para quem chega do Brasil. A LATAM tem voos diretos para Lima desde São Paulo, Brasília e Porto Alegre. As últimas duas rotas estrearam este ano. Há também a rota Lima-Rio de Janeiro operada pela LATAM Airlines Perú.

Espaço Pago
Espaço pago