Investimentos constantes em inovação melhoram a experiência do passageiro

Novos ônibus da Marcopolo contam com tecnologias e equipamentos que aumentam o desempenho, a segurança, o conforto e a conectividade, tornando as viagens mais sustentáveis e confortáveis para os usuários

Investimentos constantes em inovação melhoram a experiência do passageiro

Investimentos constantes em inovação melhoram a experiência do passageiro Marcopolo/DVG

Dentro de um esforço contínuo de desenvolvimento e expansão, a Marcopolo, empresa líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil, vem investindo em inovações tecnológicas visando aumentar a rentabilidade de seus clientes e melhorar a experiência dos seus passageiros.

Somente de 2021 para cá, a empresa lançou o Attivi, coletivo urbano 100% elétrico, e a Geração 8 dos veículos Viaggio e Paradiso, dotados com novas tecnologias e equipamentos capazes de garantir um transporte mais sustentável, alinhado aos princípios de respeito ao meio ambiente.

"Estamos preparados para as demandas atuais e futuras de transporte coletivo e mobilidade urbana", afirma James Bellini, CEO da empresa sediada em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. "A tendência é de aceleração ainda maior na produção de rodoviários à medida que o modal ganha força frente à opção aérea ou do uso do automóvel", explica.

Segundo ele, também há uma maior procura pelos modelos urbanos. "Esse segmento se beneficia com o encarecimento do transporte individual, seja por aplicativo ou carro próprio. Também há urgência na renovação das frotas. Hoje há demanda e pedidos relevantes como não se via desde março de 2020." Para Bellini, isso indica que o "futuro vai ser a bordo de um Marcopolo".

O presente já é. O Attivi, por exemplo, é o primeiro ônibus elétrico integral homologado no Brasil. A companhia prevê a produção de pelo menos 30 unidades ainda este ano. Em linha com os esforços mundiais de redução das emissões de gases do efeito estufa, a Marcopolo havia começado a desenvolver o modelo para exportação, mas decidiu produzi-lo também para o mercado interno.

"A descarbonização é uma pauta mundial", diz Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais, Mercado Interno e Marketing da Marcopolo. "O lançamento do ônibus elétrico ilustra essa vertente inovadora da empresa."

O veículo já foi testado com passageiros em Santo André, na Grande São Paulo, e em breve poderá ser visto em outras cidades. Além do benefício ambiental, o Attivi oferece aos usuários mais conforto, com menos ruído e vibrações.

Aos operadores, o conceito de produção modular e a eletrônica empregada permitem realizar ajustes no ônibus e nas rotas a serem percorridas em busca de maior eficiência, o que resulta em melhor desempenho, mais autonomia e capacidade ampliada de passageiros.

Suave na estrada

Para o transporte em rodovias, a companhia desenvolveu os ônibus da Geração 8, com amplas atualizações de segurança, conforto, design, desempenho, conectividade e tecnologia. São pelo menos 140 atributos novos em relação à geração anterior. O desenvolvimento gerou mais de 60 patentes.

Parte do DNA da Marcopolo, o design é um destaque à parte. Além da beleza estética, as novas carrocerias têm coeficiente aerodinâmico 11% melhor, o que dá aos veículos desempenho superior e proporciona até 3% de economia de combustível, ajudando ainda na redução de gases poluentes.

"É um desenho inovador que dá ao ônibus um coeficiente aerodinâmico similar ao de um automóvel", explica Portolan. O Paradiso Geração 8 recebeu o prêmio IF Design 2022, considerado o "Oscar" do design na categoria "ônibus rodoviário".

Para as empresas de transporte, a Geração 8 representa redução dos custos operacionais na forma de economia de combustível. A substituição de peças de fibra de vidro por componentes de materiais mais leves e resistentes garantiu ainda uma diminuição de 1,25% no peso das carrocerias.

No quesito segurança, a Marcopolo introduziu aços nobres na estrutura dos veículos, que passaram a cumprir requisitos superiores aos exigidos no Brasil e na Europa no que diz respeito a colisões e tombamentos.

As poltronas foram redesenhadas, ganharam em ergonomia e receberam novos revestimentos. O projeto leva em consideração que os passageiros têm estaturas diferentes e os assentos oferecem conforto para todos, incluindo espaço para pernas e pontos de apoio. O sistema de reclinação é mais fácil e suave, com várias posições.

O passageiro tem ainda acesso a canais individuais de áudio, portas USB para carregamento de celulares e internet sem fio. Como opcional, a marca oferece monitores individuais.

Segurança na cabine

Na condução, as soluções digitais embarcadas permitem ao motorista controlar várias funções do veículo com apenas um toque. Também como opcional, os retrovisores podem ser substituídos por câmeras que eliminam pontos cegos e contam com tecnologia de infravermelho para visão noturna.

"Mais segurança, conforto, tecnologia e um design inovador se traduzem numa experiência diferenciada para os passageiros", afirma Portolan. "Quem anda de Marcopolo usufrui de um produto premium com atributos de nível mundial." A marca tem grande vocação internacional e compete em pé de igualdade com fabricantes europeus em mercados desenvolvidos.

A geração 8 conta ainda com a plataforma de biossegurança marcopolo biosafe, criada durante a pandemia. Ela inclui soluções contra contaminações por vírus e bactérias, como desinfecção de sanitário e ar-condicionado com luz uv-c, corrimão, cortinas e capas antimicrobianas, e recipientes de álcool em gel.

Empresa olha para o futuro da mobilidade

Com investimentos estratégicos da ordem de R$ 238 milhões em 2020 e 2021, a Marcopolo manteve sua trajetória de crescimento durante a pandemia de Covid-19 e segue acreditando na retomada do setor de transporte terrestre em 2022.

"A empresa não parou de investir e até acelerou em 2021, com o lançamento da Geração 8 [de ônibus rodoviários], a nova linha Volare [de micro-ônibus] e o ônibus elétrico", afirma Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais, Mercado Interno e Marketing da empresa.

Além dos novos modelos, a Marcopolo também lançou uma divisão de transportes sobre trilhos, a Marcopolo Rail. A companhia está voltada para o futuro da mobilidade, o que inclui novos modais. "Nossa meta é investir de forma contínua em aprimoramento tecnológico e expansão", destaca o CEO da marca, James Bellini.

Fundada há 72 anos, a Marcopolo é líder em carrocerias de ônibus no Brasil, com uma fatia de 56,9% do mercado e fábricas no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo. Em 2021, a companhia ficou entre as dez mais lembradas no Top Of Mind – As Marcas do Rio Grande do Sul, evento realizado pelo Grupo Amanhã.

Além de forte tradição exportadora, a empresa é uma das maiores do mundo no setor, contando com unidades próprias ou em parceria na Argentina, Colômbia, México, Egito, África do Sul, China e Austrália. Atualmente, seus veículos rodam em estradas de mais de cem países.