De alma e coração!

À frente do INW, Anne Wilians faz da Educação e do Direito ferramentas de empoderamento social

"Faça o que lhe cabe e o que está ao seu alcance nesse momento. Um dia me ajudaram a fazer exatamente esse caminho. Felizmente, ele não tem volta" (Anne Wilians). ​

A advogada e administradora Anne Wilians planejou, enquanto crescia, contribuir para a emancipação humana e o desenvolvimento social.

Desde menina, a filha de pequenos empresários do setor de saúde acompanhava os pais nas diversas ações assistenciais que eles realizavam na Ilha de Marajó (PA).

"Passei a infância participando de projetos sociais que auxiliavam pessoas a terem acesso à saúde e a outras necessidades básicas. Era o mínimo para que algumas comunidades pudessem ter sua dignidade e vida garantidas", lembra Anne. "Não era exatamente esse tipo de ação que eu desejava realizar. Mas foi o que me instigou a buscar uma forma que ajudasse realmente a transformar a vida das pessoas a longo prazo."

Enquanto fazia o curso de Direito, Anne amadurecia a ideia de como poderia contribuir para a redução das desigualdades sociais, ao mesmo tempo em que se especializava em Administração e em Gestão da Inovação Social.

Anne Wilians, presidente do Instituto Nelson Wilians
Anne Wilians, presidente do Instituto Nelson Wilians - Emerson Lima

"Sempre podemos aprimorar nossa sensibilidade social, encarar as diferenças existentes de forma respeitosa, elaborar e participar de estratégias para fortalecer e promover a equidade", ressalta.

O sonho de Anne se concretizou em 2017, com a fundação do INW - Instituto Nelson Wilians.

Em apenas cinco anos de existência, completados em março deste ano, os projetos do INW beneficiaram mais de 60 mil pessoas diretamente e outras cerca de 100 mil indiretamente, em todos os estados do país e no Distrito Federal.

"Desde a fundação do INW, fizemos a escolha de impactar a vida de pessoas de maneira que elas pudessem exercer plenamente a sua cidadania, a partir da potencialização da consciência sobre seus direitos", explica Anne Wilians.

A trajetória de existência do INW se une à jornada de compreensão social de Anne e de seu marido, Nelson Wilians, fundador e presidente do Nelson Wilians Advogados e do NW Group.

Ambos tiveram suas vidas norteadas e transformadas pela educação, que os levou ao Direito como profissão. Esse fato ajuda a compreender o porquê em seu mote o instituto tem a Educação e o Direito como ferramentas para alcançar justiça social.

"Nossas iniciativas de responsabilidade social têm como propósito a emancipação das pessoas e a promoção da justiça social. Por meio delas, o INW quer possibilitar aquilo que deveria ser parte da formação de todo cidadão: conhecer os seus direitos", conta Anne. "O INW desenvolve e investe em projetos com foco em Educação e Direito, em três frentes: voluntariado social, pro bono e projetos sociais, todos com recursos próprios."

A capilaridade é um dos diferenciais do INW. Mais de 4.000 voluntários por todo o país estão comprometidos com a missão e os valores do instituto. Conectado a 140 organizações, que também impulsionam o rompimento das barreiras das desigualdades e das vulnerabilidades, o INW realiza um amplo trabalho de campo para conhecer as organizações sociais e as comunidades atendidas.

Anne Wilians é ainda incansável no combate à violência contra a mulher. Ela é uma das fundadoras do Projeto Justiceiras, que atende meninas e mulheres vítimas de violência doméstica, que aumentou 36% com a pandemia; ajudou a estruturar o Movimento Me Too no Brasil; é conselheira do Bem Querer Mulher e embaixadora do SOS Mulher.

"A nossa legislação avançou muito nos últimos anos, mas precisamos caminhar ainda mais. As empresas devem ser envolvidas no diálogo, a sociedade deve ser sensibilizada para prevenir, combater e identificar situações de violência doméstica."

Mãe de três filhos pequenos, Anne ainda encontra tempo para expandir seus conhecimentos acadêmicos. Nos últimos três anos concluiu o programa de pós-graduação em Inovação Social, do Amani Institute, e o curso de aperfeiçoamento da Universidade de Oxford, sobre liderança feminina.

"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo" (Paulo Freire).

Com o propósito de oferecer uma ferramenta para a construção prática de pilares essenciais a um negócio com impacto positivo para a sociedade, respeitando um modelo sustentável e duradouro, em 2021, Anne lançou o livro "Empoderamento Social Feminino".

"O empreendedorismo social feminino ainda é pouco explorado em nosso país. Para dar bons resultados, a ideia precisa ser bem definida e ir ao encontro do que o mercado está apto a absorver", explica Anne. "Os negócios que fazem o bem são possíveis, sustentáveis e com possibilidade de serem rentáveis."

No Relatório de Impacto Social 2017-2021, que celebra os cinco anos do Instituto Nelson Wilians, apresentado na semana passada, Anne reforça que o ser humano, o sujeito de direitos, esteve e continua no centro de todas as suas iniciativas.

"As pontes construídas nos ligaram às organizações e pessoas sedentas pela mesma transformação que causamos. Ninguém passa pelo INW sem ter experiências sociais de troca, de reflexão e de sensibilização para o compromisso com a sociedade", acrescenta a presidente do INW. "Faça o que lhe cabe e o que está ao seu alcance nesse momento. Um dia me ajudaram a fazer exatamente esse caminho. Felizmente, ele não tem volta."