"Maradelícia" e "deligostoso", iogurte Nestlé Grego, de A Iogurteria Nestlé, conquista os brasileiros

Com novos sabores e campanha divertida, marca alcança a liderança na pesquisa Top of Mind

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Henrique Assale/Estúdio Folha

Falar grego com os consumidores pode ser arriscado, mas a estratégia de A Iogurteria Nestlé para os iogurtes Grego foi bem compreendida pelos brasileiros. Prova disso é o prêmio Top of Mind, que a empresa ganhou neste ano na categoria iogurte grego. O Top of Mind é o mais importante e respeitado prêmio de lembrança de marca do país, concedido com base em pesquisa Datafolha que ouve consumidores em todo o Brasil.

Tatiany Ernesto, diretora de marketing da DPA, empresa do Grupo Lactalis do Brasil, não tem dúvidas de que a conquista é resultado do trabalho consistente de comunicação realizado para a marca durante todo este ano associado às qualidades do produto. E o principal destaque desse trabalho, segundo a executiva, é exatamente a campanha "Falando grego", que convidou influenciadores de diferentes nichos para usar adjetivos inusitados, jargões associados a seus seguidores ou até termos inventados para descrever o portfólio de iogurtes Nestlé Grego.

"Nosso insight foi que Nestlé Grego é tão gostoso que não há palavras para descrever", revela a diretora de marketing. "Você come e sai falando grego", diz ela. E foi o que aconteceu com personalidades como Melissa Mel, do casal Jordan e Mel, que tem 13,5 milhões de seguidores no TikTok; Lara Santana, atriz que tem mais de 1,5 milhão de seguidores na mesma rede; e o também ator Leonardo Bagarolo, seguido por 2,3 milhões de pessoas. Para definir o sabor daquele portfólio, eles saíram mesmo "falando grego", usando termos como "maradelícia", "maravilícia", "deligostoso", "maravilindo", "cremodelícia", "crecontoso" e "perfeitoso".

"Com um time de influenciadores que trabalharam a marca e as ocasiões de consumo do produto, pudemos nos aproximar do nosso público gerando identificação e conexão deles com a marca", comemora Tatiany. A executiva revela que o objetivo inicial da ação era retomar a comunicação do produto com leveza e humor, mostrando algumas inovações lançadas recentemente, como o Grego Calda de Morango e Calda de Coco. "Nossa meta foi atingida", diz ela. Além dos resultados de mídia, a resposta do consumidor ficou evidente com o resultado da premiação do Top of Mind. "Além disso, observamos crescimento em participação de mercado nas últimas leituras, demonstrando a aceitação dos novos produtos pelo consumidor", revela.

Além da campanha, ela acredita que outros fatores tenham colaborado para levar o Nestlé Grego ao topo da lembrança dos consumidores. "Nosso produto é pioneiro no Brasil", diz ela, lembrando que, em 2012, a Nestlé foi a primeira empresa a trazer para o Brasil a linha de iogurte grego que hoje faz parte da vida dos consumidores.

O iogurte grego tem cremosidade superior (pela menor concentração de soro em sua composição) e maior percentual de proteína do que o iogurte natural, o que provoca mais saciedade.

Além disso, Tatiany destaca a pureza dos ingredientes do iogurte grego Nestlé e o novo portfólio, que foi complementado por produtos que seguem as tendências europeias, com caldas e cookies.

"Para completar, acredito que a comunicação tenha tido como aliada uma ótima execução no ponto de venda, degustação de produto e relações públicas", diz ela. "Acredito que esse seja o conjunto de fatores mandatórios para o consumidor trazer a marca para o prêmio, com a credibilidade da pesquisa Datafolha", afirma Tatiany.

CURIOSIDADES DO NESTLÉ GREGO

  • é consumido principalmente durante o café da manhã e nos intervalos ao longo do dia;
  • tem menos calorias e gorduras totais, por isso é uma alternativa saudável para quem quer fazer dieta sem abrir mão do sabor

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha