Um show para um disco

Danny North/Divulgação

Banda toca todas as músicas do clássico "The Joshua Tree" e costuma incluir no set list uma faixa inédita, que vai estar no próximo álbum

Os shows que chegam agora ao Brasil marcam um fato inédito na carreira do U2: é a primeira vez que a banda dedica uma turnê inteira para relembrar um álbum do passado, e não para promover um disco novo.

Neste The Joshua Tree Tour, o quarteto toca ao vivo as 11 faixas do álbum de 1987 - é a primeira vez que a canção "Red Hill Mining Town", presente em "The Joshua Tree", aparece em shows.

A turnê começou em 12 de maio deste ano, em Vancouver, no Canadá. Na América do Sul, os shows têm a abertura de Noel Gallagher.

O formato das apresentações é o mesmo em todas as datas - mas algumas músicas podem mudar de show para show.

Na primeira parte da noite, os quatro integrantes colocam-se em um palco menor (à esquerda de quem olha para o palco principal) e tocam normalmente quatro músicas clássicas: "Sunday Bloody Sunday", "New Year's Day", "Bad" e "Pride (In the Name of Love)", nesta ordem. Aqui, o público vê apenas a banda, sem o auxílio do telão. Então vem a segunda parte, na qual a banda vai para o palco maior e apresenta "The Joshua Tree" por inteiro, na ordem em que as faixas aparecem no disco: "Where the Streets Have No Name", "I Still Haven't Found What I'm Looking For", "With or Without You", "Bullet the Blue Sky", "Running to Stand Still", "Red Hill Mining Town", "In God's Country", "Trip Through Your Wires", "One Tree Hill", "Exit" e "Mothers of the Disappeared".

O público pode acompanhar, no gigantesco telão, imagens captadaspelo fotógrafo/cineasta holandês Anton Corbjin.

Colagem Vitor Serrano/Estúdio Folha

A terceira parte (que inclui o bis) é dedicada às mulheres, segundo a banda. A faixa "Miss Sarajevo" costumava dar início a essa sequência. Mas desde o primeiro show no México, no início do mês, saiu do set list.

A banda começa com "Beautiful Day" e emenda "Elevation" e "Vertigo". Então, no bis, tocam a nova "You're The Best Thing About Me" (que estará no disco a ser lançado em dezembro), "Ultra Violet (Light My Way)" e "One". Em shows no México e na Argentina, o grupo incluiu faixas como "Sweetest Thing", "Spanish Eyes" e "I Will Follow".