Petrobras Podium garante alta performance e menor impacto ambiental

A gasolina Petrobras Podium é resultado de processos de refino de alta tecnologia e possui uma composição que propicia elevada octanagem e baixíssima formação de depósitos

Seja para se aventurar em estradas montanhosas, terrenos arenosos ou para encarar o dia a dia no movimentado trânsito de cidades como São Paulo, o piloto Guilherme Spinelli, o Guiga, 48, pentacampeão do Rally dos Sertões e um dos maiores nomes da história do automobilismo brasileiro, afirma não abrir mão de uma aliada muito especial: “A importância da gasolina é enorme. É como se fosse o sangue nos humanos. Precisa ser saudável, confiável e ter alta performance. A gasolina Petrobras Podium foi fundamental e um grande diferencial em todos os ralis que eu participei até hoje, assim como nos meus carros de rua.”

Ao falar sobre a qualidade e a versatilidade de Petrobras Podium, considerada a melhor e mais avançada gasolina do Brasil, Guiga sintetiza um sentimento sobre um produto que se tornou uma espécie de orgulho nacional.

Petrobras Podium é uma gasolina de alta performance, exclusiva dos postos Petrobras. Não por acaso é o combustível oficial de todas as equipes da Stock Car e da Stock Light, respectivamente a maior categoria do automobilismo brasileiro e sua divisão de acesso.

Como Guiga observou, Petrobras Podium é destinada não somente a carros de competição mas também a todos os veículos de passeio flex ou a gasolina que demandam combustível de alta octanagem, ou seja, com motores de alto desempenho e elevada taxa de compressão.

O leque de bólidos que podem se beneficiar do uso da Petrobras Podium inclui os turbocomprimidos e/ou equipados com sistema de injeção direta de combustível, além de motocicletas de alta cilindrada e motores náuticos de lazer, como os usados em lanchas e jet-skis.

“Petrobras Podium é resultado de condições específicas de refino, com alta tecnologia, que produz correntes de elevada octanagem e baixíssimo teor de enxofre. A octanagem alta e a maior pureza proporcionam a melhor performance possível a um carro, moto ou embarcação, além de mais proteção ao motor e menor impacto ambiental”, explica o engenheiro químico Eduardo Buarque de Alcázar, analista de produtos sênior da BR Distribuidora, a companhia responsável pela distribuição da linha Petrobras Podium, que também inclui o diesel.

A octanagem representa a resistência dos combustíveis automobilísticos à detonação. Quanto maior a octanagem, mais a gasolina suporta a compressão e tem uma combustão regular, o que permite ao veículo atingir um desempenho próximo de sua potência máxima, com acelerações e retomadas de velocidade em menor tempo e ultrapassagens mais seguras.

"Uso Petrobras Podium há anos e posso dizer que é muito superior às outras. Tem as importantes características de uma gasolina de competição e é excelente para uso em carros de rua"

Guiga Spinelli, piloto pentacampeão do Rally dos Sertões

Gasolinas de alta octanagem, como é o caso da Petrobras Podium, favorecem não apenas a performance como também a conservação do motor. E podem, dependendo do veículo, reduzir o consumo. A octanagem da Petrobras Podium é 102 pelo método de pesquisa RON (Research Octane Number). Para efeito de comparação, o índice mínimo exigido para as gasolinas premium é de 97 octanas, o que coloca a Petrobras Podium em um patamar bem acima das demais.

Outra vantagem do maior controle no refino e no processo de produção é que Petrobras Podium possui teor de enxofre bem inferior a 30ppm (partes por milhão, medida adotada para soluções muito diluídas). Em comparação às demais gasolinas do mercado, é uma concentração 40% inferior, que se converte em maior tempo de vida para o catalisador e redução no lançamento de gases poluentes.

“Trata-se de uma gasolina mais lapidada em função de condições específicas de refino e da alta tecnologia utilizada na produção. O reduzido teor de enxofre significa menor formação de resíduos e baixa emissão de poluentes”, explica o engenheiro químico Alcázar.

O analista da BR Distribuidora observa que juntamente com o baixo teor de enxofre, o processo de refino mais severo também confere à Petrobras Podium uma alta estabilidade química, isto é, a fórmula tem maior confiabilidade na armazenagem. Isso evita problemas de formação de borras no tanque caso seu carro precise ficar parado por muito tempo.

A composição especial Petrobras Podium foi desenvolvida para permitir o melhor desempenho dos motores. Ela possui também um pacote de aditivos complementares que ajudam a assegurar que sistema de combustão, bicos injetores e válvulas do motor fiquem permanentemente limpos, reduzindo custos de manutenção. Adicionalmente, Petrobras Podium contém modificador de fricção que assegura ao motor menos atrito e menor desgaste.

“Uso Petrobras Podium há muitos anos e posso dizer que é muito superior às demais. Tem todas as importantes características de uma gasolina de competição e é excelente para o uso em carros de rua. Em ambos os casos fica evidente a melhora na performance e a maior proteção para o motor”, reforça Guiga Spinelli.

Palavras de um multicampeão de rali e motorista urbano que sempre preza pelos carros que dirige.

Saiba mais em www.br.com.br/gasolinapodium

DIESEL

A tecnologia Petrobras Podium também está presente na versão diesel, especialmente desenvolvida para maximizar o desempenho de utilitários esportivos e caminhonetes. Com alto número de cetano, a tecnologia de aditivação “embarcada” no diesel Petrobras Podium garante maior satisfação em dirigir esses veículos, com partida mais rápida, melhor aceleração e menor emissão de fumaça.​

Quer saber mais?

Acesse www.br.com.br/dieselpodium