Pronta para os desafios do futuro

Referência em Cidades Inteligentes, Curitiba investe em iniciativas de desenvolvimento urbano, tecnológico, sustentabilidade e incentivo ao empreendedorismo para dar mais qualidade de vida a seus moradores

Prefeitura de Curitiba - Estúdio Folha

Pixabay

Uma cidade criativa e sustentável, que usa soluções de tecnologia em seu processo de planejamento para melhorar a mobilidade, a segurança e tornar o cotidiano dos cidadãos mais prático e conectado. Essa é a proposta das Cidades Inteligentes — ou smart cities, em inglês. A tecnologia não é um fim, mas uma ferramenta para impulsionar o desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida da população.

Curitiba (PR) se destaca no topo da lista das cidades mais inteligentes do Brasil, da América Latina e desponta também nos rankings mundiais. A cidade coleciona premiações: acaba de ser apontada como a cidade mais sustentável da América Latina e a 14ª do mundo pelo ranking de Cidades Sustentáveis publicado pela revista canadense Corporate Knights, que mede a performance da sustentabilidade ambiental de 50 cidades do mundo. A entidade é referência internacional em estudos sobre sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.

"Curitiba sempre foi exemplo de inovação: é historicamente referência em mobilidade, meio ambiente e planejamento urbano", afirma Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. "Mas sentimos a necessidade de ampliarmos esse escopo para as áreas de empreendedorismo e transformação tecnológica. Daí a criação do Vale do Pinhão, em 2017", completa.

O programa Vale do Pinhão é alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas) e envolve secretarias municipais, universidades, aceleradoras, incubadoras, startups, fundos de investimento e centros de pesquisa e desenvolvimento para potencializar o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, tecnologia e economia criativa.

"A inovação bem-sucedida depende de um ecossistema: os setores envolvidos precisam estar integrados e atuantes, seguindo um mesmo caminho, um mesmo planejamento, para realizar transformações na cidade que beneficiem a população", diz.

A executiva reforça que essa inovação só é válida quando se torna um processo social. "Todas as nossas ações e projetos têm sempre o objetivo de tornar a cidade não só mais inteligente, mas mais humana."

Ela cita o exemplo dos programas de transformação digital. "Disponibilizamos à população de wi-fi público a cursos de capacitação digital: ensinamos desde uso do celular para idosos até como criar um e-commerce".

Há também a preocupação em resgatar, de forma sustentável, a boa alimentação – incentivando as pessoas a ocuparem os espaços públicos para produzir alimentos de qualidade.

As iniciativas do Vale do Pinhão estão atraindo a atenção de investidores. "Curitiba vem ganhando destaque como um lugar voltado para futuro, de forma inteligente, sustentável e humanizada. Os investidores reconhecem esse ambiente positivo e em expansão. Além disso, as empresas que estão na cidade conseguem se expor para o mercado, se tornando atrativas não só aos investidores curitibanos, mas de todo o país."​