Após vacinar 100% dos adultos com 1ª dose, prefeitura de SP reforça campanha pela 2ª

Completar o ciclo vacinal é fundamental para garantir proteção completa contra as formas graves da doença

A cidade de São Paulo já vacinou 100% da população adulta (18 anos ou mais) com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, mas a batalha contra a pandemia continua.

Completar o ciclo vacinal é fundamental para garantir proteção completa contra as formas graves da doença e das variantes do coronavírus, especialmente a variante Delta, que já é a cepa predominante em algumas cidades do país.

Menina é vacinada no braço por uma enfermeira
Pessoas sendo vacinadas - Divulgação

Todas as vacinas disponíveis em São Paulo exigem a segunda dose , com exceção da norte-americana Janssen, de dose única. Não completar o ciclo de vacinação tem grande impacto individual e coletivo. Somente com as duas doses do imunizante é que estamos suficientemente protegidos.

A Prefeitura de São Paulo vem fazendo campanhas informativas constantes para responder às dúvidas da população e combater as fake news, proporcionando segurança em todo o processo de vacinação. É fundamental tomar as duas doses.

Busca ativa

Para identificar as pessoas que não compareceram para tomar a segunda dose no prazo, a Prefeitura de São Paulo faz uma busca ativa cruzando dados e informações.

Identificados os faltantes, os agentes de saúde municipais fazem contato para verificar o motivo do não comparecimento e orientam sobre a importância da segunda dose para proteção individual e coletiva.

Entre os motivos mais comuns para não ter comparecido para a segunda dose estão a mudança de endereço, a espera por acompanhante para ir até o local de vacinação e mesmo esquecimento.

Perdeu a data da segunda dose?

A Prefeitura de São Paulo disponibiliza o imunizante em toda a rede de vacinação da capital.

No site De Olho na Fila é possível consultar o movimento das unidades para ajudar o munícipe a evitar filas e a escolher o local mais conveniente em tempo real. Também é possível verificar quais tipos de vacina estão disponíveis para segunda dose por região e posto de vacinação.

São 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 82 Assistências Médicas Ambulatoriais AMAs/UBSs integradas, que funcionam das 7h às 19h. Há também diversos megapostos com acesso a pedestres e drive-thrus, além da rede de farmácias parceiras, que operam das 8h às 17h. A lista completa de postos pode ser encontrada na página Vacina Sampa.

SERVIÇO

e-saudeSP - O aplicativo tem orientações para a saúde de quem mora na cidade de São Paulo, além do módulo VACINA SAMPA, com informações sobre a vacinação, locais e tudo o que você precisa saber sobre a segunda dose da vacina. Baixe o aplicativo na Apple Store ou no Google Play ou acesse e-saudesp.prefeitura.sp.gov.br/public-login

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo