Prefeitura de São Paulo realiza cadastro para reduzir prazo entre doses da vacina

Intervalo entre a primeira e a segunda dose cai de 12 semanas para 30 dias, no caso de Pfizer e AstraZeneca, e para 15 dias no caso da Coronavac; mas é preciso se cadastrar

A redução no número de mortes e de internados em razão da Covid-19 tem relação direta com o aumento no número de vacinados.

A proteção contra o vírus gerada pela vacinação é medida por anticorpos no organismo. Pesquisa apresentada em julho no 31º Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas constatou que esse número sobe com a segunda dose, daí a importância de tomar a segunda dose do imunizante.

Para incentivar os paulistanos a completar a imunização com a segunda dose, a Prefeitura de São Paulo reduziu o intervalo mínimo entre as aplicações das vacinas que requerem duas doses. No caso da Pfizer e da AstraZeneca, o intervalo passa a ser de 30 dias, enquanto para Coronavac, de 15 dias. Os prazos antes estabelecidos eram de 12 semanas e 21 dias, respectivamente.

Homem é vacinado no braço por uma enfermeira
Pessoas sendo vacinadas - Divulgação

Para a vacinação antecipada, é preciso se inscrever na "xepa". Para isso, é necessário levar um comprovante de residência à UBS mais próxima, durante o horário de funcionamento da unidade. Cada UBS manterá uma lista de espera para os moradores, estudantes ou trabalhadores nas imediações.

A aplicação fica sujeita à disponibilidade de imunizantes remanescentes ao final de cada dia. Os cadastrados são chamados por ordem de inscrição, e terão um prazo designado para comparecer ao local.

Por meio do aplicativo e-saudeSP, no módulo VACINA SAMPA, o morador de São Paulo encontra todas as informações necessárias e locais de vacinação para a segunda dose. Baixe na loja de aplicativo de seu celular ou acesse e-saudesp.prefeitura.sp.gov.br/public-login

No site De Olho na Fila é possível consultar o movimento das unidades para ajudar o munícipe a evitar filas e a escolher o local mais conveniente em tempo real. Também é possível verificar quais tipos de vacina estão disponíveis para segunda dose por região e posto de vacinação.

Mesmo vacinado com a segunda dose, mantenha os cuidados

Mesmo com a vacinação completa, a batalha contra a Covid-19 só será vencida com a manutenção dos cuidados básicos de proteção.

Precisamos continuar usando máscara sempre que sair de casa, lavar sempre as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel e manter o distanciamento social.

Saiba mais em prefeitura.sp.gov.br/coronavirus.

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo